Preocupação é com o alastramento da influenza aviária. Multa chegou a R$ 15 mil.
Um homem foi detido pela Polícia Rodoviária Federal na tarde deste domingo (20) na BR-153, próximo a Ocauçu, na região de Marília, acusado por crime ambiental.
Ele transportava pássaros da espécie Bicudo que, apesar de possuírem anilhas regulares, não tinham Guia de Trânsito Animal (GTA). A autorização para transporte de aves esta suspensa devido ao panorama de risco de influenza aviária atual.
O flagrante ocorreu quando uma equipe da PRF abordou o motorista de um Hyundai Creta. Os policiais perceberam as gaiolas encobertas no banco de trás e o nervosismo do motorista e do passageiro que o acompanhava ao serem indagados sobre elas, levando a verificação detalhada e a descoberta do crime.
O homem informou ser criador em Birigui e que aqueles animais eram emprestados de outro colega de criação em Chavantes, sendo que as aves seriam para a reprodução.
Apesar da origem aparentemente lícita, com animais anilhados e registrados, o transporte de aves está suspenso devido a medida sanitária para contenção da gripe aviária já constatada no estado de São Paulo. Por isso, a Polícia Militar Ambiental foi acionada, aplicando uma multa de R$ 15 mil.
Os animais foram devolvidos ao homem com a obrigação de retornar à origem.
O Bicudo tem alto valor de mercado devido ao belo canto e sua caça predatória, colocando a ave na lista de criticamente ameaçada de extinção.
Sua criação em cativeiro pode ser autorizada pelo IBAMA, exigindo prova de procedência e condições para sua manutenção.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





