Um parapentista foi resgatado após ficar preso em uma árvore a mais de 30 metros do chão no Vale do Paranã, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem partiu de uma rampa de voo livre existente nas proximidades e perdeu o controle do parapente, ficando preso em uma área de mata fechada.
O homem foi encontrado depois que enviou mensagens de SMS para amigos e entrou em contato via telefone com os bombeiros.
“Ele não sabia onde estava e qual o caminho até o local. Mas como portava um GPS [equipamento que mostra localização exata], nos informou sobre os dados que apareciam no aparelho e conseguimos chegar até lá”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros de Formosa, capitão Bráulio Flores.
Segundo o bombeiro, após a corporação ser avisada, o parapentista foi localizado em cerca de 40 minutos.
“Ele estava bem, sem ferimentos, mas não conseguia descer. A árvore tinha cerca de 15 metros de altura, mas como estava em uma área de desfiladeiro, a altura do solo chegava a cerca de 30 metros. Sendo assim, usamos técnicas de salvamento em altura para resgatá-lo”, explicou.
Flores ressaltou que a região é muito procurada por pessoas interessadas em voos de parapente e em asa-delta.
“É muito importante que os praticantes tomem muito cuidado e sigam as normas de segurança, pois isso evita riscos”, destacou.
Fonte G1
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





