Hérnia de Disco: veja como prevenir e tratar a doença

Problema, que pode limitar o dia a dia das pessoas, tem causas na hereditariedade e no sedentarismo
Compartilhe:

Dor nas costas pode ser considerado, hoje, um problema crônico de saúde mundial. Com os hábitos profissionais e do cotidiano levando às pessoas a se movimentarem cada vez menos, com a febre das telas touch screen e controles remotos sempre a mão, a coluna sente a pressão da inatividade e do corpo, que tende a ganhar peso com a falta de exercícios físicos.

Um dos principais problemas que acometem a coluna são as Hérnias de Disco, que é quando o disco cartilaginoso que fica entre as vértebras, que tem a função de absorver os impactos e dar mobilidade à coluna, desidrata e rompe, havendo a projeção de seu núcleo, chamado de Núcleo Pulposo, para fora da vértebra, podendo pressionar a inervação posterior da coluna, provocando fortes dores e o comum “travamento” das costas.

A ocorrência da Hérnia de Disco não apresenta prevalência em uma determinada faixa etária ou sexo. O desgaste natural da idade aumenta significativamente a propensão do paciente desenvolver essa alteração estrutural no disco intervertebral.

O fisioterapeuta Felipe Alavarce, alerta para os novos hábitos da população, que está cada vez mais está sedentária. “A inatividade vem ocupando espaço como um fator muito importante para o desenvolvimento desta doença. A incapacidade de movimentar-se de forma adequada leva a diversas patologias na coluna, como uma simples lombalgia até uma Hérnia de Disco. O exercício executado de maneira adequada leva a pessoa à melhora de sua capacidade funcional, prevenindo, assim, essas alterações”.

Além do sedentarismo, trabalhar por horas parado, repetir movimentos durante a atividade profissional, ambiente de trabalho com vibração excessiva de solo ou equipamento e pegar peso além da capacidade física são também causas da Hérnia de Disco.

Prevenção e tratamento: Mexer o corpo é a indicação para prevenir várias doenças, sejam elas físicas ou psicológicas. No caso da Hérnia de Disco não é diferente. Em casa ou no trabalho, qualquer pessoa pode se exercitar um pouco e evitar que a Hérnia de Disco interrompa a sua rotina. É recomendado evitar a mesma postura por períodos longos, alongar o corpo, evitar carregar objetos muito pesados e não girar a coluna com frequência.

O tratamento para Hérnia de Disco pode ser não cirúrgico, por meio de terapia de Osteopatia, Distração Vertevbral e Pilates ou, em casos graves, com indicação de cirurgia. Apenas 4% a 5% da população com Hérnia de Disco atende aos critérios para cirurgia. A outra parcela, 95%, pode tratar a doença de forma não cirúrgica.

Para isso, a pessoa passa por uma avaliação funcional de um fisioterapeuta, porém, antes é fundamental a consulta com um médico especialista em coluna para que se possa diagnosticar a hérnia discal através de exames por imagem.

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.