Representantes da Prefeitura de Pompeia, do Departamento de Higiene e Saúde (DHS) e da Santa Casa de Misericórdia de Pompeia se reuniram com o Promotor de Justiça da cidade para selar acordo que visa solucionar a crise do Hospital. A partir do dia 12 de janeiro de 2019, a administração municipal, em parceria com o Hospital Beneficente Unimar (HBU), irá assumir o prédio da Santa Casa. O período de transição está começando nesta segunda-feira (dia 10).
Há muitos anos a Santa Casa de Pompeia, assim como muitas outras entidades de todo o Brasil, enfrenta uma grave e profunda crise financeira. Tendo em vista a complexidade da situação, as novas gestões da Santa Casa e da Prefeitura decidiram buscar, com responsabilidade, uma solução definitiva que preservasse, acima de tudo, a qualidade de vida da população pompeiana.
Na reunião com a mediação do Ministério Público foram definidos os termos do acordo firmado entre as partes para garantir a continuidade da boa prestação de serviços médicos de média complexidade pelo sistema de saúde do Município.
Apenas as dependências utilizadas pela Unimed (Prontomed e Ala 2) não farão parte desse acordoe dará continuidade à prestação dos atendimentos de urgência e emergência, atualmente realizados pela entidade.
Um período de transição começou nesta segunda-feira quando os moradores de Pompeia passarão a contar com a possibilidade de internação nos leitos do Hospital Unimar, que é um dos melhores do Estado de São Paulo, levando-se em conta que as alas reservadas para internação estão em reforma.
Em contrapartida pela cessão onerosa do prédio, a Santa Casa de Pompeia receberá da Prefeitura de Pompeia o valor de R$ 40.000,00 mensais, durante três anos. Também receberá da Unimed os valores dos contratos já firmados. A responsabilidade por dívidas da Santa Casa, incluindo a rescisão com os funcionários, é exclusiva da Santa Casa.
SAÚDE É PRIORIDADE
A parceria com o HBU começou a ser articulada pela prefeita Tina Januário em agosto deste ano.
Tina ressaltou a prioridade dada pela gestão municipal ao resgate da Santa Casa, lembrando que em contexto de crise, deixou de investir em outras áreas para poder acudir a entidade. A prefeita também comemorou o acordo firmado, defendendo que agora é hora de uma solução mais ousada e definitiva para revolucionar a saúde de Pompeia.
“Estamos muito animados por termos enfim assinado esse acordo definitivo e pelo fato de a Márcia Mesquita Serva ter aceitado nossa proposta e estar disposta a fazer de tudo para que tenhamos em Pompeia uma extensão de um Hospital que é referência estadual. Será muito bom para a população de Pompeia ter um braço do Hospital da Unimar aqui na nossa cidade, atendendo SUS e convênios, com mais médicos, mais equipamentos e estrutura moderna”, afirmou a prefeita Tina.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288









