Técnicos de Marília e SP tentam recuperar arquivos e restabelecer serviços da área fiscal da página. E-mail foi enviado pedindo um valor em moeda virtual para liberação do sistema.
O site da prefeitura de Guaimbê (a 42 km de Marília) foi alvo do ataque de hackers, que conseguiram tirar o acesso a algumas áreas do sistema. Segundo o Executivo, o ataque aconteceu durante a semana e técnicos de informática ainda trabalham para recuperar arquivos.
Segundo a Prefeitura, foram afetados principalmente serviços como emissão de nota fiscal e acesso ao Portal da Transparência, que estão parados. A página inicial e outras áreas continuam funcionando.
A Prefeitura informou ainda que um e-mail exigindo pagamento em bitcoin (moeda virtual) para a recuperação do sistema chegou a ser enviado, mas caiu no sistema como spam (lixo eletrônico). O valor do “resgate” não foi informado.
Ainda segundo a administração, o bloqueio afeta o trabalho de mais de 200 pessoas ligadas à prefeitura e que dependem do sistema interno.
Uma empresa de São Paulo e outra de Marília foram contratadas pela prefeitura para tentar descriptografar os arquivos, ainda sem sucesso. Com informações G-1
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





