Água: internautas flagram desperdícios

Compartilhe:




Com o abastecimento muito complicado, internautas flagram moradores desperdiçando água em Marília

 

Apesar da maior estiagem dos últimos 80 anos e que também está afetando Marília, tem moradores que insistem em desperdiçar água. Nesta semana, o portal Visão Notícias.com recebeu via WhatsApp alguns flagrantes desses abusos, principalmente gente lavando calçada apenas com a mangueira.

 

"Marilia está em estado de calamidade e pessoas no bairro do Tófoli lavando calçada", foi uma das mensagens enviadas pelo internauta juntamente com a foto mostrando a moradora lavando até a rua, quase chegando no vizinho.

 

A estiagem prolonada -- a pior dos últimos 80 anos -- está afetando várias regiões do país. Só no Estado de São Paulo, são mais de 200 municípios em situação complicada. Em Marília, a situação não é diferente. A represa Cascata (abastece a zona Leste) está seca.

 

A região está sendo abastecida com o remanejamento de redes e reservatórios de outras regiões (que possuem água excedente). Trabalho é feito normalmente à noite/madrugada, quando o consumo é menor e não compromete o abastecimento.

 

Moradora lava calçada tranquilamente.

 

RIO DO PEIXEA situação está ainda pior do que há duas semanas. Com a estiagem prolongada está com apenas 25% de sua capacidade. É responsável por 65% do abastecimento de água de Marília. 

 

A situação só não está mais crítica porque existe uma represa ao lado (represa do Arrependido, um manancial importante que é usado em situações especiais). 

 

Nesta foto, morador não aparece, mas a mangueira "denuncia" o desperdício

 

Em outros pontos da cidade, a mesma situação se repete, com muita gente ignorando a água que está faltando em alguns pontos da cidade, principalmente na zona Leste (a represa Cascata secou) e também na zona Norte. 

 

DEFEITO RESOLVIDO - Com toda preocupação com a água, uma cena chamou a atenção de vários internautas hoje. Uma caixa d´água do DAEM (Departamento de Água e Esgoto) que estava vazando no campus universitário (ao lado do Univem).

 

O diretor do DAEM, João Carlos Polegato, explicou nesta tarde que o problema ocorreu em virtude de uma pane no dijuntor que automaticamente desliga quando o reservatório está cheio. Mas, o problema foi sanado rapidamente. 

 

Pane no sistema elétrico de reservatório foi resolvido.

 

INVESTIMENTOS - A Prefeitura informou que está em andamento um programa de investimentos no abastecimento de água. Nos próximos dias deve entrar em funcionanento o poço profundo da represa Cascata, fornecendo mais 200 mil litros/hora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O poço do bairro Santa Antonieta (próximo a Macul) está na fase final de colocação da bomba para fornecer mais 15 mil litros de água/hora.

 

 

Mulher lava a rua no bairro Tóffoli.

 

 

 

 

Outros imvestimentos são: 

                  - Quatro poços na região do bairro Santa Antonieta (um já quase pronto)

                  - Perfuração de mais dois poços no Sistema Cavalete (zona sul),

                  - Poço em Lácio

                  - Poço em Padre Nóbrega.

Reservatórios:

- Reservatórios em Nóbrega (200 mil litros)

- ETA do Rio do Peixe (1 milhão de litros),

- Próximo à Estação Rodoviária (2 milhões) – zona Sul

- Bairro Riviera (200 mil litros).

 Adutoras:

- Ligação do poço profundo Cascata ao reservatório R6 (zona sul) e o Sistema Cavalete ao reservatório do Nova Marília 3.

- Adutora interligando o poço profundo da represa Cascata ao reservatório na zona Sul (R-6);

- Adutora de 300 milímetros, interligando o Sistema Cavalete ao reservatório Nova Marília 3;

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.