O Grupo de Apoio Vida Nova, da Penitenciária de Assis (a 75 km de Marília) está classificado para a segunda fase do Prêmio INNOVARE, que tem como objetivo
identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Em 2014, o procurador da República mariliense, Jefferson Aparecido Dias, pela desinstitucionalização de pacientes moradores de hospitais psiquiátricos na região de Sorocaba.
Internos participam de encontros semanais.
O Grupo de Apoio Vida Nova é um grupo de auto ajuda que foi implantado na Unidade em 2013, em complementação ao Programa de Prevenção às Drogas, já em funcionamento na Unidade desde 2010. Tem como objetivo promover a conquista e a manutenção da abstinência a substâncias psicoativas através de adesão espontânea. Os sentenciados que após concluírem o programa tiverem interesse e necessidade e apoio para lidarem com o uso ou com a dependência de substâncias psicoativas são incluídos.
COMO FUNCIONA - Como metodologia são realizados encontros semanais, com duas horas de duração e grupos de até 17 sentenciados, sendo atualmente 6 grupos. São utilizadas dinâmicas de grupo, textos para reflexão e depoimentos espontâneos, tendo como norteadores Pichon-Rivièri e Cruz Azul no Brasil. Como um dos resultados práticos, esse trabalho conseguiu reduzir para 8% os casos de reincidência na vida criminal. Para se ter uma ideia, essa taxa no Brasil chega a 47,4%.
As características do grupo são o diálogo franco, a interação entre os pares, a troca de experiências, a ajuda mútua como princípio básico, a abstinência como alvo, abordagem de envolver as necessidades físicas, espirituais e emocionais, e atuação de sentenciados como facilitadores do Grupo, juntamente com os responsáveis pelo Projeto.
Dr. Jefferson (segundo a direita) com os promotores de justica que também atuam no caso e ganharam o prêmio.
Na primeira semana de julho, a Penitenciária de Assis apresentou o projeto para representante do DATAFOLHA que fará apontamentos sobre o Projeto para o Prêmio INNOVARE, no qual a iniciativa está concorrendo.
ESFORÇO - O idealizador do Grupo de Apoio Vida Nova na Penitenciária de Assis é o agente de Segurança Penitenciária Nivaldo dos Santos, juntamente com a Psicóloga Lucia Oda.
O diretor Técnico III da Unidade, Dr. Mauro Luiz Lima, enfatiza que a realização desse programa é importante fator impulsionador de mudanças pessoais e sociais, pois além de garantir o atendimento à legislação em relação ao tratamento a usuários e dependentes químicos, ainda atende às necessidades emocionais e individuais destes sentenciados, que se beneficiam do Projeto. Com informações e fotos AssisCity
Veja também:
Innovare: MPF/SP vence prêmio com desinternação de hospitais psiquiátricos
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





