Governo do Estado mantém região de Marília na fase 'laranja'

Compartilhe:

Nesta segunda-feira (1º), o estado iniciou as ações ligadas aos protocolos sanitários do Plano São Paulo para permitir a retomada econômica de serviços e atividades não essenciais durante a pandemia do coronavírus. Em Marília, na reabertura das lojas, foi registrado um grande movimento.

A quarentena continua em vigor em todo o território paulista até dia 15, com diretrizes específicas para cada uma das fases do planejamento que permite o retorno gradual e seguro da atividade econômica.

São ao todo cinco fases. A fase 1 é aquela que prevê mais restrições. A fase 5 é aquela em que há mais atividades liberadas, mas também seguindo mecanismos de controle.

O cálculo que define em qual fase uma região está leva em conta, por exemplo, a capacidade do sistema de saúde da região e a evolução do número de casos, internações e óbitos provocados pela COVID-19.

As cinco fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul).

O objetivo da classificação é assegurar atendimento de saúde à população e garantir que a disseminação do coronavírus em níveis seguros para modular as ações de isolamento.

Polêmica

Movimento intenso registrado nesta manhã no calçadão de Bauru.

A região de Marília está na fase 2 (cor laranja - pode abrir, com restrições: comércio, shopping, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias; demais serviços não essenciais: continuam fechados). 

Mas, regiões como Bauru e Presidente Prudente, que segundo a Prefeitura de Marília estariam em condições "piores" da Covid-19, consdeguiram se enquadrar na fase 3 (amarela) que prevê reabertura total das atividades imobiliárias, escritórios, concessionárias; e com restrições: comércio, shopping, salão de beleza, bares e restaurantes

Fase verde

Movimento do comércio nesta manhã na rua São Luiz.

Contrariando a determinação do Governo do Estado, o prefeito Daniel Alonso enquadrou Marília na fase 4 (verde).

Isso signica restrições ainda menores (fica liberado o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo academias e praças de alimentação dos shoppings, desde que com capacidade limitada a 60% e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. Ficam proibidos eventos que gerem aglomeração.)

Dessa forma, comércio reabriu em Marília às 10h e deve funcionar até às 16h, registrando um grande movimento.

Mas, como prevê o decreto municipal, os estabelecimentos comerciais precisam seguir uma série de medidas para evitar aglomerações e principalmente o risco de uma "explosão" de casos do novo coronavírus, levando-se em conta que a cidade está numa fase ascendente da Covid-19. 

"Fizemos a nossa parte"

O prefeito Daniel Alonso gravou um vídeo (postado nas redes sociais), afirmando que a Prefeitura fez a parte dela, mas agora é preciso a participação de todos.

Confira:

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.