Mensagem como "isca" alertava para compras "indevidas". Confira como se prevenir desses golpes
Uma idosa de 68 anos teve um prejuízo superior a 20 mil reais após receber uma mensagem de SMS (texto) no seu celular alertando para possíveis compras que estariam sendo feitas em seu nome. Mas, isso era justamente a "isca" para que a vítima seguisse os passos da quadrilha de golpistas e realmente ficasse sem o dinheiro em sua conta corrente.
Trata-se de uma modalidade de golpe que envolve correntistas de grandes agências bancárias. No caso da vítima de Marília, ela relatou na Central de Polícia Judiciária que estava em casa, em um sítio de recreio na zona norte, quando recebeu a mensagem de SMS.
O texto dizia que várias compras estavam sendo efetuadas com o dinheiro de sua conta bancária e, caso não tenha autorizado, deveria ligar para um "0800", onde receberia as instruções do suposto atendente com objetivo de cancelar tais compras.
O problema foi que nessas "instruções" a vítima deveria passar todas as senhas. Foi aí que realmente a idosa caiu no golpe. Os criminosos conseguiram transferir R$ 20.520,00 de sua conta bancária da Caixa Econômica Federal.
Como evitar esses golpes
Casos como este da idosa de Marília vem se tornando cada vez mais comuns em todo o Brasil, causando grandes prejuízos. De acordo com o setor de Segurança Digital do Banco do Brasil, trata-se do Phishing (neologismo que vem da palavra fishing, pescaria em inglês) é um golpe aplicado geralmente por SMS, e-mails, redes sociais e sites.
Pescar define exatamente o modo de ação dos criminosos: eles atraem a vítima com uma informação falsa, fazendo com que ela mesma entregue seus dados.
Os golpistas podem, por exemplo, enviar um SMS com um link falso de um programa de fidelidade. Ao clicar, a vítima é direcionada para uma página fake e induzida a preencher dados, como CPF, número da agência bancária e conta corrente, além da senha de 8 ou 6 dígitos ou até mesmo número de celular.
Ao finalizar o preenchimento das informações, a página informa que os pontos do programa de fidelidade serão creditados em até 30 dias úteis, e é gerado um número de protocolo. Tudo para você acreditar que está em uma página legítima.
Então, o que fazer?
Caso você receba algum SMS suspeito, encaminhe-o gratuitamente via celular para 7726. O número não foi escolhido por acaso: ele forma a palavra SPAM no teclado numérico do celular. Desta forma, a operadora de telefonia pode realizar o bloqueio do número de telefone utilizado para aplicar o golpe.
No vídeo, mais informações de como se proteger:
Fonte: Olhar Digital.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





