Em Marília, mais pessoas são vítimas desses criminosos
Existem diversos tipos de golpe de PIX e acontecem principalmente com pessoas idosas e em diversos canais de comunicação, como no caso do WhatsApp.
O Visão Notícias tem postado diversas matérias sobre esse tipo de crime. Nesta semana, por exemplo, um aposentado de 75 anos perdeu quase R$ 4 mil pensando ter recebido mensagem de um dos seus filhos que pedia "emprestado" o dinheiro.
Só no segundo "pedido de ajuda" é que ele desconfiou que se tratava de um golpe.
Mas, afinal, se você foi vítima de criminosos é possível reaver o dinheiro depositado de forma ingênua? A resposta é SIM.
Confira abaixo:
- Entre em contato com a instituição financeira de onde o PIX saiu imediatamente depois que descobrir o golpe e peça o bloqueio do dinheiro na conta de destino: o Mecanismo Especial de Devolução (MED) possibilita que a entidade financeira de origem da transação PIX solicite a imediata suspensão do montante na conta de recebimento, se houver suspeita de atividade fraudulenta;
- Documente o golpe: Capture uma imagem da tela (print screen) exibindo as conversas do dispositivo (celular ou computador). Evite bloquear ou denunciar o contato do golpista imediatamente pelo WhatsApp, pois isso poderá ocultar a conversa e impedir que você faça a captura de tela.
- Registre um boletim de ocorrência (BO) do golpe.
- Entre em contato com o banco responsável pela conta de destino do PIX (portando o B.O).
- Denuncie o golpista na rede social que o Golpe do Pix aconteceu: Whatsapp: preencha o formulário do próprio WhatsApp, explicando o que aconteceu e denunciando o número de telefone do golpista. Depois de preencher, acesse a conversa com o número desconhecido, clique no número de telefone e, em seguida, selecione ”Denunciar contato” > ”Denunciar e bloquear”.
E se não receber? ![]()
Normalmente a instituição para a qual o dinheiro foi transferido bloqueia imediatamente o valor na conta destinatária e tem um prazo de até sete dias para avaliar a solicitação de ressarcimento.
Porém, devido ao fato de os golpistas frequentemente esvaziarem rapidamente a conta de destino, não há garantia absoluta de recuperação dos fundos após um golpe do PIX.
Se você não receber o dinheiro de volta, confira o que fazer:
1- Entre em contato na instituição de origem do PIX. Obtenha o email da Ouvidoria da instituição durante a ligação e envie um relato do golpe, anexando o B.O., o número do protocolo do MED e solicite informações sobre o MED (quando a instituição de destino foi comunicada, status etc.).
Na instituição de destino do PIX: obtenha o email da Ouvidoria da instituição durante a ligação e envie uma explicação sobre o golpe, anexando o B.O. em anexo, o número do protocolo do MED e peça esclarecimentos sobre o mecanismo (data de recebimento do MED) e sobre a conta de destino (se é uma conta falsa ou uma conta laranja).
2- Registre uma reclamação no Banco Central do Brasil.
3- Acione o Procon (em Marília na Avenida das Indústrias, 294 - das 08h00 as 17h00; ou pelos telefones (14) 3401-2466 - WhattApp (14) 3402-6000, opção 09).
Fonte: Silverguard
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





