Marília será uma das próximas cidades escolhidas para realizar exercícios simulados voltados à minimização de riscos de um acidente envolvendo o produto distribuído pela GásBrasiliano às empresas, comércio e também residências. Além de Marília, as demais cidades escolhidas para realização de simulados são: Araçatuba, Araraquara, Bauru e Porto Ferreira.
Durante o treinamento prático, os envolvidos participam de dinâmicas que simulam o possível vazamento de gás natural e têm acesso à “planta chave”, que é um mapa do município que contem a definição de toda a rede de distribuição e que possibilita, por exemplo, que as equipes cheguem ao local da ocorrência no menor tempo possível.
Entre outros itens, o documento permite ainda que sejam identificados detalhes como o diâmetro e a profundidade da tubulação e a localização de válvulas de bloqueio. Também são demonstradas no evento orientações gerais como, por exemplo, a sinalização e o isolamento da área.
O Centro de Controle Operacional (CCO) da GasBrasiliano permite um total monitoramento dos mais de 900 Km de rede de distribuição de gás natural operadas pela companhia. Pressão, vazão, temperatura, volume, composição química e proteção dos tubos de aço contra oxidação são monitorados e transmitidos em tempo real via satélite e fibras ópticas.
Desta forma, qualquer alteração causada por falha ou ação de terceiro na rede pode ser identificada com muita agilidade, permitindo que reparos sejam realizados de forma rápida e com extrema segurança.
Entre os principais municípios atendidos estão Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Ribeirão Preto e São Carlos, somando mais de 15 mil clientes que consomem em média 870 mil m³ de gás natural por dia por uma rede de distribuição com mais de 900 km de extensão.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





