Vítima foi trazida em estado grave de Tupã, onde mora a família, mas não resistiu
Um garoto de sete anos morreu engasgado com chiclete nesta tarde em Marília. De acordo com familiares, o acidente ocorreu ontem em Tupã, mas, diante da gravidade do caso, os médicos decidiram transferí-lo para a Santa Casa de Marília, mas não resistiu.
Os motivos do acidente ainda estão sendo apurados, mas ao que consta a vítima, identificada como Arthur Martins Mariano, estava em casa, no bairro Jardim Casari, em Tupã, quando acabou se engasgando com a goma de mascar.
O garoto foi levado primeiramente ao Pronto-Socorro da Santa Casa daquela cidade. Mas, diante da gravidade do caso, os médicos decidiram fazer a transferência para Marília, porém acabou falecendo nesta tarde.
O corpo de Arthur Martins Mariano ainda está no IML (Instituto Médico Legal) e a Polícia Civil de Tupã deve instaurar inquérito para apurar o caso. Com informações João Mário Trentini.
Como agir?
O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir).
É considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.
Manobra de Heimlich
Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica).
A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





