Garça terá projeto de recuperação de matas ciliares

Compartilhe:




A Secretaria de Estado do Meio Ambiente aprovou a inclusão no Programa Nascentes, do projeto técnico para a recomposição de 16,3 hectares de mata ciliar, localizados na microbacia do Córrego do Barreiro, em Garça, com o plantio de mais de 27 mil mudas nativas.

A área aprovada corresponde a 15 campos de futebol e, devido à importância de sua localização em área de captação de água para o abastecimento da cidade, o projeto apresentado já foi inserido no Sistema Ambiental Paulista, caracterizando prioridade em recuperação. 

A região a ser recuperada possui drenos sub superficiais, que abrangem uma área total de 17 hectares, representando 21% da água consumida diariamente pela população de Garça. A recuperação consiste na preservação do solo, da água e da ave e fauna.

“O intuito é garantir o equilíbrio mínimo que o ambiente precisa para continuar sendo sustentável. O reflorestamento para a preservação do solo é fundamental para a conservação da qualidade e da quantidade de água. Isso significa que, quanto mais avançarmos neste aprimoramento, mais água teremos a disposição do consumidor final”, explicou Ulysses Bottino Peres, superintendente do SAAE.

O projeto foi realizado pela Associação dos Produtores Rurais da Região do Alto Aguapeí e Peixe. O total da bacia é de 5,9 hectares. Destes, 200 hectares já foram recuperados por intermédio de ações da Associação e outros 400 hectares ainda precisam de recomposição.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.