Ao contrário da maioria dos jovens, o estudante de contabilidade Maycon Oliveira Britto, de 22 anos, ao adquirir um novo carro, não comprou nada tão moderno ou tecnológico, como os novos veículos que são produzidos atualmente. Maycon comprou um Volkswagen Fusca. O "fuscão", que a princípio causou espanto entre os amigos, aos poucos o veículo foi se tornando o xodó da turma.
Conforme ia restaurando seu veículo, Maycon foi conhecendo mais marilienses apaixonados não só pelo Fusca, mas por todos os clássicos da Volkswagen, e assim surgiu a idéia de criar um clube, de forma a reunir todos os "loucos por Fusca". E com esse ideal, no Dia nacional do Fusca, comemorado em 20 de janeiro de 2014, foi fundado o "Fusca Clube de Marília", com um grande encontro de clássicos da VW de toda a região, realizado na Comasa.
O CLUBE
Hoje o Fusca Clube de Marília conta com cerca de 30 membros, que possuem fuscas, variant's, brasílias e até mesmo kombis. O presidente do clube, o comerciante Marcelo Médesser, de 30 anos, explicou à reportagem do Visão Notícias que os encontros são realizados todos os sábados, na grande maioria das vezes no interior de seu estacionamento, localizado no início da rua Coronel Galdino, no centro da cidade.
Ele conta que os objetivos dos encontros são além de promover interações entre os proprietários de Fuscas, manter a paixão pelos veículos clássicos.
Marcelo é proprietário de 6 fuscas, e conta que não pretende parar por aí. O veículo é realmente a sua paixão.
ESTILOS
Apesar dos veículos do clube serem em sua grande maioria Fuscas, os estilos são muito variados. Eles vão desde o clássico, que mantem as linhas e acabamentos originais da época, o esportivo, com adaptações para maior performance, passando pelo calook, que foca em preservar as linhas californianas, e chegando finalmente no estilo Rathlook. Neste estilo, os veículos tem seu exterior completamente desgastado, com ferrugem e mais desgastes que mostrem a ação do tempo sob o carro.
Apesar disto, todo o interior e motor do veículo estão em perfeito estado de convervação.
NOSTALGIA
O motivo da paixão pelo Fusca é o mesmo para quase todos os integrantes do grupo. Remete à infância, quando o pai ou o avô era dono de um Fusca, e os passeios e trajetos com a família eram feitos com o veículo. Para os irmãos Luís Gustavo, 31, e Marco Aurélio, 27 anos, a paixão realmente veio de família.
Eles possuem um Fusca ano 68, completamente conservado. O veículo pertenceu ao pai, e ss irmãos relataram à reportagem que cresceram dentro do carro, com os passeios e viagens em família, e que seria quase impossível se desligar do mesmo.
Ainda, confessam que cresceram "fuçando" no motor do veículo, aprendendo ainda mais sobre o mesmo.
REUNIÕES
Com o passar do tempo, o Clube foi se tornando conhecido à nível regional e nacional, e seus integrantes foram convidados para os mais diversos encontros no estado. Cidades como Bauru, Assis e Duartina já tiveram eventos prestigiados pelo Fusca Clube de Marília. Os integrantes se reunem algumas vezes na semana para um grande "rolê noturno", onde saem em comboio pela cidade.
Por onde passam, a rua inteira para para conferir a beleza dos clássicos.
FUSCA CLUBE
Caso você tenha um Fusca e deseje participar das reuniões, ou gosta da nostalgia e tem o interesse em conhecer mais de pertinho o trabalho do clube, o contato pode ser feito com Maycon através do telefone (14) 99725-2330 ou pela página de Facebook do Fusca Clube
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288