Servidores do setor de Fiscalização da Prefeitura de Garça e integrantes da Polícia Militar passaram por uma capacitação voltada para o uso correto e adequado do decibilímetro. Esse equipamento é essencial para a verificação da emissão de som em ambientes diversos, sendo que sua utilização garante um trabalho muito mais eficaz nas ações de combate à perturbação do sossego.
Ao longo da capacitação, os participantes conheceram os diversos recursos oferecidos pelo decibilímetro, as definições levantadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, entre outros aspectos.
A capacitação foi coordenada pelo professor João Cândido Fernandes, docente titular aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica da Unesp, campus Bauru. Um dos maiores especialistas sobre o tema e sobre engenharia na segurança do trabalho, Fernandes apresentou ao longo do curso aspectos teóricos sobre a questão do ruído ambiental urbano.
Também foram desenvolvidas práticas com demonstrações sobre o uso de equipamentos de medida, calibradores, softwares e simuladores, além de análises e discussões sobre as medições e comparação de valores com a legislação vigente. Adicionalmente, também foi dado destaque sobre a emissão de laudos técnicos.
Garça tem uma legislação específica sobre a emissão de som e, diante disso, o Departamento de Fiscalização da Prefeitura vem se preocupando em dotar todos os seus servidores com a capacitação necessária para trabalhar com os equipamentos exigidos para a medição de som. Dessa forma, essa capacitação foi proposta e ainda envolveu alguns policiais militares, que é outra categoria que também atua no seu cotidiano com a questão da fiscalização da poluição sonora.
A capacitação teve a duração de 16 horas/aula e ao final do curso todos os profissionais receberam o certificado de participação.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





