Com sentidos aguçados, barulho prejudica principalmente cães.
Estamos passando do "meio" do mês de junho chegou e esta é a época da comemoração de São João. Os “Arraiás” são celebrados com a queima de fogos de artifício e os famosos estalinhos entre as crianças.
.jpg)
A explosão, que significa alegria para os humanos, se transforma em pavor para cães e gatos.
Essa é uma preocupação para os tutores de pets, visto que a prática é prejudicial para a saúde dos animais, com reações variadas, que vão desde a aceleração dos batimentos cardíacos até crises de pânico.
Com os sentidos aguçados, o barulho dos artefatos explosivos é recebido de modo inesperado e muito mais alto para os pets, principalmente para os cães.
Para amenizar o pânico dos pets nesse período festivo, recomendamos algumas condutas preventivas.
São diversos os transtornos e malefícios causados para os animais de companhia gerados pelos foguetes e estalinhos.
Além de cães e gatos, as aves são alvo de estresse profundo causado pelos itens pirotécnicos, podendo levar ao óbito
Confira as dicas:
- Donos de pets podem colocar algodão no ouvido dos animais e ligar a televisão de casa em um volume mais alto para tentar disfarçar o volume dos fogos;
- O tutor deve solicitar ao veterinário a prescrição de medicamentos para aliviar o estresse, como ansiolíticos e antidepressivos, sejam eles fitoterápicos ou medicações industrializadas;
- Avaliar o histórico de doença dos animais. Doenças como cardiopatias ou transtornos comportamentais podem se agravar numa situação de estresse.
- Para além dos cuidados preventivos para proteger os animais do barulho das explosões, é necessário destacar a importância de conscientizar a população sobre o uso dos fogos de artificio para comemorações.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





