Apesar de prever multa, o problema é como fiscalizar. Então, o que fazer? Confira!
Chegamos a mais um fim de ano. Período de festa e comemoração em que as famílias procuram comemorar mais uma jornada com sucesso. Uma das tradições, na virada, é soltar fogos de artifícios para a celebração da chegada do ano.
Mas, nem tudo é festa. Muito pelo contrário. Os pets sofrem com todo esse barulho, principalmente os cães que têm uma audição aguçada.
Não é raro encontrar esses animais em pânico nestas datas comemorativas, devido ao barulho produzido pelos fogos de artifícios.
Muitos animais acabam fugindo de casa (principalmente quando os donos estão ausentes) e o Visão Notícias acaba recebendo muitos pedidos de ajuda para tentar localizar esses pets.
Lei proíbe, mas...
Em Marília existe uma lei em vigor desde maio de 2019 que proíbe a soltura de fogos de artifício que emitam sons, com multa prevista de 20 Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), o equivalente a R$ 639,40.
A Prefeitura e as ONGs realizam campanhas de conscientização, tentando sensibilizar os moradores, porém na prática o resultado tem sido pequeno.
O problema esbarra principalmente na fiscalização, levando-se em conta, por exemplo, a virada do ano. Todos os servidores do setor estão de folga e, mesmo se estivessem de plantão, assim seria bem difícil identificar quem soltou os fogos numa cidade de médio porte como Marília.
Então, o que fazer?
Dessa maneira, para quem tem pets que sofrem com barulhos de fogos, a saída é adotar medidas visando amenizar essa situação.
Procure providenciar um ambiente tranquilo e confortável para o pet no momento da virada.
Em um cômodo tranquilo, feche as janelas para abafar o som e ligue a televisão ou o rádio para amenizar os estouros.
Proporcione um cantinho seguro e confortável, deixando disponível a caminha e os brinquedos que ele mais gosta.
Uma ressalva muito importante é bloquear possíveis passagens como portas, janelas e sacadas (para moradores de edifícios e sobrados), para evitar, caso o cão fique muito apavorado, que ele tente se esquivar do barulho por estes lugares.
Existem cães que ficam tão apavorados que são capazes de pular de janelas, causando acidentes graves.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





