Cerca de 19% dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 ainda não haviam acessado (até este sábado) o Cartão de Confirmação da
Inscrição. A menor porcentagem de acesso curiosamente é entre os ausentes de 2016, que se inscreveram novamente no Enem 2017. Dos 499.958 participantes nessa condição, a porcentagem de acesso é de 74%.
Entre os que já cumpriram essa obrigação, 81% dos participantes do Exame 2017 já tinham acessado seu cartão de confirmação da inscrição. Nesse grupo os chamados “treineiros”, têm a maior taxa de acesso: dos 523.415 inscritos nessa condição, mais de 92% já sabem seu local de prova.
Assim como as novas regras para isenção, o Enem 2017 também tem novas regras para justificativa de ausência. O participante isento que se inscrever, não comparecer e não tiver uma justificativa para a ausência perderá o direito à isenção nas próximas edições do Exame. Para acessar o Cartão de Confirmação do Estudante é necessário informar o número do CPF e a senha cadastrada na inscrição.
ORIENTAÇÕES
O Enem 2017 será aplicado neste domingo (5) e no próximo domingo (12), para 6.731.300 pessoas. O Inep orienta que os inscritos no Enem acessem o documento com a maior antecedência possível, para que tenham tempo de programar seu deslocamento até os locais de prova.
Por ser domingo, é importante considerar a oferta de transporte público. O Cartão de Confirmação está disponível desde 20 de outubro, na Página do Participante e no Aplicativo do Enem, desde que seja atualizado nas lojas Google Play (para Android) ou App Store (para IOS). O Cartão informa o número de inscrição; a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados.
DICAS IMPORTANTES:
Mantenha a calma - Vale sempre a pena lembrar que os nossos nervos podem nos atrapalhar na hora de fazer um exame importante. O ENEM requer toda a sua atenção, pois necessita de raciocínio lógico e boa compreensão dos assuntos. Portanto, você deve adotar medidas para domar o seu lado emocional caso o nervosismo tome conta. Lembre-se: o estudo não só aumenta as suas chances de sucesso como também lhe dá confiança para realizar a prova sem estresse.

Compreenda em vez de decorar - O ENEM busca, ano após ano, ser uma prova que avalia a capacidade analítica do aluno. Ou seja, não adianta muito decorar várias datas e informações, e sim compreender os temas propostos e desenvolver um raciocínio em torno deles. Claro que isso não significa que você deva se dedicar menos às partes que necessitam ser decoradas, como: nomes, datas e locais. O seu principal objetivo deve ser compreender as matérias e todas as suas implicações.
Tenha o hábito de ler - A prova costuma ter enunciados extensos repletos de importantes informações que depois serão usadas para responder a uma pergunta relacionada. Por isso, para poder se dar bem na questão é preciso que você leia com muito atenção todo o enunciado para compreender a mensagem que está sendo passada.
Faça marcações nas questões do ENEM - O caderno de perguntas é seu. Você é livre para fazer qualquer tipo de anotação ou marcação nele. Use este recuso ao seu favor, marcando passagens importantes dos textos e usando o papel para demais desenvolvimentos de raciocínio. Sempre fica bem mais fácil de visualizar as suas informações ao fazer anotações. Estas marcações também podem ser usadas para você "eliminar" alternativas que você tem certeza que não são corretas.
Fique de olho nas notícias- Boa parte do conteúdo da prova vem do dia a dia, ou seja, dos acontecimentos que surgem nas redes sociais, nos principais portais de notícias, e claro, nos telejornais. Portanto, para poder se posicionar melhor perante às questões do ENEM, você precisa se inteirar no que acontece no Brasil e no mundo.
O QUE LEVAR:
Os locais de realização do terão portões abertos a partir das 12h. Mas, para entrar no local de prova e poder encarar as 90 questões de linguagens e ciências humanas, é preciso prestar atenção a alguns detalhes que podem fazer a diferença. Separar o material necessário para os dias de provas é uma das tarefas importantes:
- Documento original com foto na validade (não vale carteirinha de estudante ou certidão de nascimento)
- Caneta preta de tubo transparente
- Cartão de confirmação impresso: contém data e local da prova. Está disponível na página do participante, no site do Enem
O QUE É BOM LEVAR
- Água
- Alimento (lanchinhos leves, como fruta ou sanduíche, em pote transparente; alimentos industrializados lacrados)
- Cartão de confirmação impresso (ele não é obrigatório)
PROIBIDO
- Lápis, borracha, calculadora
- Fone de ouvido
- Óculos escuros
- Boné, chapéu, gorro
- Aparelho eletrônico, como celular, tablet
- Relógio
- Livros e anotações
Obs:Colocar os objetos proibidos, como celular, dentro do envelope lacrado, embaixo da carteira, que será dado pelo fiscal.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





