Finalmente! Covid-19 deixa de ser a principal causa de morte no Estado

Compartilhe:




No pico da 2ª onda da pandemia, coronavírus chegou a provocar três vezes mais óbitos que doenças cardíacas e quatro das mortes por câncer.

Secretaria de Estado da Saúde anunciou nesta semana que a Covid-19 finalmente deixou de ser a principal doença causadora de mortes no estado de São Paulo.

Em Marília, por exemplo, cidade que conta com 978 óbitos confirmados, teve esta semana apenas três mortes, sendo que na anterior ficou todos os dias sem registros de vítimas fatais. Bem diferente do pico da pandemia, quando a cidade chegou a registrar até oito mortes em apenas um dia.

Os óbitos por infecção do coronavírus já são menores do que os indicadores das doenças do aparelho circulatório e de todos os tipos de câncer somados. O principal motivo apontado para essa queda é o avanço da vacinação.

Em novembro de 2021, a Covid-19 representou 12% do total de óbitos registrados em todo estado – foram 2.075 vítimas fatais pela doença, entre 16.880 mortes no geral. Assim, o coronavírus passou a provocar menos mortes que as patologias cardíacas e as neoplasias (câncer), que responderam respectivamente por 27,5% e 16,2% do total de óbitos no mês.

No pico da segunda onda da pandemia, o cenário era inverso. Em abril, quando houve recorde de vítimas fatais da Covid-19, com 21.539 óbitos, a proporção da doença entre as mortes em geral era de 46% de um total de 47.193. Do portal SP.

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.