A RIC Ambiental, consórcio de empresas que assumiu o sistema de tratamento de água e esgoto da cidade (em substituição ao DAEM), divulgou uma nota oficial comentando o fim da intervenção, por parte da administração municipal e que durou cerca de sete meses. E empresa afirmou que “esse período foi também uma oportunidade para evidenciar que seu trabalho sempre foi conduzido com seriedade, responsabilidade e transparência”. (veja abaixo).
O fim da intervenção foi anunciado através de decreto publicado no Diário Oficial Eletrônico. Agora, a administração aguarda o relatório do interventor para eventuais providências que poderão ser tomadas.
Entenda o caso
A RIC Ambiental, um consórcio de grandes empresas (CTL Engenharia, INFRA – Engenharia e Consultoria, e Replan Saneamento e Obras), assumiu a gestão da água e esgoto de Marília no lugar do DAEM, em setembro do ano passado, ao vencer uma licitação que foi marcada por disputas judiciais e recursos.
Mas, quando assumiu o cargo, em janeiro, o prefeito Vinicius Camarinha já deixava claro que não aceitaria a permanência da empresa, criticando as dívidas herdadas. Em fevereiro, ele anunciou a intervenção na empresa e a realização de uma auditoria na gestão dos serviços. O atual secretário da Administração, César Fiala, será o interventor.
Fim da intervenção
Durante esse período, a RIC Ambiental continuou realizando os serviços, porém todas as medidas tiveram que passar pela aprovação do interventor. Mas, neste fim de semana, o Executivo anunciou o fim da intervenção.
Com a medida, fica restabelecido o mandato dos administradores, dos diretores da concessionária, bem como o exercício de todas as funções e competências definidas em Lei como sendo de responsabilidade da Agência Municipal de Água e Esgoto (AMAE).
O que diz a RIC Ambiental
Em nota oficial, a RIC afirmou que “esse período (da intervenção) foi também uma oportunidade para evidenciar que seu trabalho sempre foi conduzido com seriedade, responsabilidade e transparência, valores que orientam cada decisão e cada investimento realizado pela concessionária.”
Acrescentou ainda que “com a retomada plena da gestão, a concessionária renova sua dedicação em garantir sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário seguros, eficientes e sustentáveis, ampliando ações de modernização da rede, melhorias operacionais e investimentos em tecnologia e infraestrutura”.
Acrescenta que “o objetivo é oferecer cada vez mais qualidade nos serviços prestados e contribuir ainda mais para o desenvolvimento da cidade”.
“A RIC Ambiental reafirma seu compromisso com a cidade de Marília neste novo momento em que volta a responder integralmente pela gestão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município”, destaca a empresa.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





