Muitos trabalhadores podem ter novamente uma semana curta. Assim como a Sexta-feira Santa (15), o dia 21 de abril também é feriado nacional.
Nesta semana haverá carnaval fora de época em pelo menos duas capitais: São Paulo e Rio de Janeiro, onde os desfiles das escolas de samba foram adiados por causa do crescimento de casos da variante Ômicron da Covid-19 em fevereiro.
A semana curta poderá ser aproveitada por quem folgar também na sexta-feira (22). É a chamada emenda de feriado. Mas é possível usufruir de todos esses dias sem ter que trabalhar nem ter desconto do salário?
21 e 22 de abril: trabalhar ou folgar?
O feriado de Tiradentes, que neste ano cai na quinta-feira (21), é considerado feriado nacional. Portanto, os trabalhadores devem folgar neste dia. Se trabalharem, devem receber em dobro.
Já o dia 22 de abril cai na sexta-feira e é considerado dia normal de trabalho. No entanto, é possível haver acordo de compensação de horas entre empregador e empregado para que seja concedida folga neste dia.
O dia 22 é considerado ponto facultativo no setor público federal e em alguns munícipios e estados, mas isso não é estendido ao setor privado, pois Ponto facultativo não é feriado.
E se o trabalhador ‘enforcar’ a sexta-feira?
Se a empresa não conceder a folga e o funcionário faltar na sexta-feira, ele poderá ter o dia não trabalhado descontado do salário, das férias, da cesta básica e do descanso semanal remunerado. Além disso, pode ser penalizado com advertência e suspensão. (Com informação G1)
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





