O fechamento, uma vez por semana, para "reunião" das equipes, gerou reclamações de usuários da unidade de saúde do bairro JK, na zona norte de Marília.
"Já faz mais de um ano (que isso ocorre) do meu conhecimento e hoje fui lá para pegar um exame e não consegui pegar, ou seja, queria saber se isso é legal?" questionou o internauta Gilmar Patrocínio dos Santos.
Segundo ele, toda quarta-feira, das 14h às 16h, a unidade de saúde permanece fechada, sem atender os usuários, sendo que os funcionários encerram o expediente às 17h.
Gilmar enviou vídeo ao Visão Notícias (veja abaixo), lamentando porque isso significa que quase todo o o período da tarde de quarta-feira não existe atendimento.
Ele defende que os usuários precisam ser atendidos dentro do horário de expediente da Prefeitura.
Outro lado
O Visão Notícias procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura sobre a reclamação dos internautas e a informação é de que se trata de uma determinação do Ministério da Saúde. Confira a nota oficial:
"A Prefeitura Municipal de Marília informa que, conforme determinação do Ministério da Saúde, as unidades de atenção básica à saúde têm por obrigação a realização semanal de reunião técnica e de avaliação de desempenho, bem como para traçar estratégias operacionais para o aperfeiçoamento do trabalho. As reuniões ocorrem sempre no período da tarde e cartazes são fixados nas unidades informando aos pacientes sobre a realização periódica destas ações. Portanto, o que ocorre na unidade de saúde do JK está dentro dos parâmetros legais, dentro da normalidade, e já com uma certa frequência (não trata-se de algo novo ou recente). Inclusive, os pacientes e usuários do SUS, constantemente, são orientados a respeito deste procedimento interno. Da mesma forma, o Município esclarece que não há no momento registro na Ouvidoria Municipal sobre reclamações que envolvem a reunião técnica no JK".
Confira vídeo enviado pelo internauta:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





