Febre maculosa: Saúde confirma segunda morte em cidade da região

Compartilhe:




As duas vítimas são crianças de 8 e 10 anos. Doença pode ser transmitida pelo carrapato que fica em capivaras. Alerta também vale para Marília e outras cidades

A Secretaria de Saúde de Ipaussu (região de Ourinhos) confirmou nesta sexta-feira (6) a segunda morte por febre maculosa na cidade este ano, informou o G-1.

O Instituto Adolfo Lutz divulgou que o resultado foi positivo em João Gabriel Nunes Martins de 10 anos que morreu com suspeita da doença no dia 20 de janeiro, um dia antes de completar 11 anos.

Lago municipal de Ipaussu tem muitas capivaras, animais que colaboram para a proliferação da doença

No dia 18 de fevereiro, já tinha sido foi confirmada a causa da morte por febre maculosa de Haroldo Fernandes Marcondes Balieiro, de 8 anos, que morreu no dia 24 de janeiro.

A suspeita é que as duas vítimas tenham pego o carrapato estrela no Lago Municipal onde vivem mais de 70 capivaras, que são hospedeiras do transmissor.

A prefeitura aguarda os exames enviados para a Sucen que foram feitos no início da semana por veterinários da Unesp para avaliar a saúde dos animais para tentar a retirada do grupo de capivaras do lago. 

Perigo em Marília

Locais, como a represa Cascata, devem ser evitados devido a presença de capivaras.

As mortes das duas crianças reforça o perigo de contrair a doença que é causada por uma bactéria transmitida por picadas do carrapato-estrela, que costuma parasitar capivaras.

Em Marília, por exemplo, existem locais com grande concentração de capivaras, como na represa Cascata e também no lago do bairro Aquarius. A orientação da Saúde é para que as pessoas evitem aproximação desses animais, por causa do carrapato.

Entre os sintomas estão febre alta, dores abdominais e manchas no corpo, semelhantes ao sarampo. Se não tratada, a doença pode matar em até dez dias após o contágio.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.