Febre amarela: após casos confirmados, Saúde convoca população para vacinação

Compartilhe:




A Secretaria de Estado da Saúde está reforçando a distribuição da vacina contra a febre amarela em todo o território paulista, após registro de casos da doença. A pasta está negociando com o Ministério da Saúde para receber seis milhões de doses do imunizante, para atender à população não vacinada, incluindo a região metropolitana, após a confirmação de mais um caso em primata, em uma região de mata, em Osasco.

Até ontem (dia 30), o Instituto Adolfo Lutz confirmou oito casos em humanos por febre amarela, sendo um importado de Minas Gerais. Em todos os casos, o paciente não havia tomado a vacina da febre amarela.

O Estado confirmou, ainda, 25 casos de febre amarela em primatas não humanos, sendo 20 em Ribeirão Preto, um em Pinhalzinho, um em Socorro, um em Colina, um em Campinas e um em Osasco.

Desde 2020, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a febre amarela para crianças menores de 5 anos de idade em duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.

Para pessoas a partir dos cinco anos, a vacina é dose única. A meta é atingir 95% de cobertura vacinal – atualmente, a cobertura do estado é de 80%.

Sintomas iniciais da febre amarela:

  • Início súbito de febre
  • Calafrios
  • Dor de cabeça intensa
  • Dores nas costas
  • Dores no corpo em geral
  • Náuseas e vômitos
  • Fadiga
  • Fraqueza
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.