Em agosto, o comércio varejista na região de Marília atingiu o faturamento real de R$ 1 bilhão, crescimento de 6,3% na comparação com o mesmo mês de 2015, e que representa o segundo melhor desempenho entre as 16 regiões do Estado. No acumulado do ano houve elevação de 4,6% nas vendas e, nos últimos 12 meses, aumento de 3,2%.
Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
Pesquisa realizada no mês de agosto.
Cinco das nove atividades pesquisadas apresentaram crescimento em relação a agosto do ano passado. As altas mais expressivas foram vistas nos setores de outras atividades (14,3%), supermercados (7%) e autopeças e acessórios (7,9%).
Em contrapartida, os segmentos de concessionárias de veículos (-8,7%), materiais de construção (-14,8%), lojas de vestuário, tecidos e calçados (-0,8%) e lojas de móveis e decoração (-4,5%) registraram desempenhos negativos do varejo da região de
Marília em agosto.
“Apesar de resultados satisfatórios, ainda temos um cenário com ajustes no mercado de trabalho, desemprego e elevação de tributos o que atinge diretamente o comportamento do consumidor, tornando-o ainda mais cauteloso. No fim do ano, o 13º salário e vendas natalinas irão contribuir para o aumento nas vendas, mas o momento ainda exige equilíbrio e serenidade”, ressalta Pedro Pavão, presidente do Sincomercio.
Pavão: cenário ainda é preocupante.
Desempenho estadual - Pelo terceiro mês consecutivo, o faturamento real do comércio varejista paulista apresentou crescimento na comparação interanual. Em agosto, as vendas no setor cresceram 2% em relação ao mesmo mês de 2015 e alcançaram R$ 47,8 bilhões. A sequência de três elevações não acontecia desde o período de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014, há 30 meses. No acumulado do ano, porém, houve retração de 1% e em 12 meses, a queda foi de 4%.
Entre as 16 regiões analisadas pela Federação, 12 apresentaram crescimento no faturamento em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Destaque para as regiões de Araraquara (8,1%), Marília (6,3%), Sorocaba (5,7%) e Litoral (5,6%) que registraram os melhores desempenhos. Já as regiões de Osasco (-7,3%), Guarulhos (-1,2%), São José do Rio Preto (-0,6%) e Bauru (-0,1%) tiveram desempenhos negativos na mesma base comparativa.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




