FAMEMA realiza no dia 7, ação sobre Novembro Azul

Compartilhe:




No calendário nacional de prevenção, “Novembro Azul” é o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina. O objetivo da campanha é promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata.

Para diagnosticar precocemente os casos é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção. É fundamental que os homens estejam atentos a sua saúde e sinais do organismo para observarem qualquer alteração e sintomas, e não hesitarem em procurar um médico para esclarecer dúvidas e realizar o exame anual de prevenção.

Pensando nisso, no dia 07 de Novembro, a FAMEMA – Faculdade de Medicina de Marília, realiza uma vasta programação alusiva a este importante tema. 

Com início às 8h30 no Auditório da Famema, a programação define uma importante palestra gratuita com o tema “Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata”, ministrada pela Dr. Yuri Kremp, médico radiologista do setor de Oncologia do Hospital das Clínicas.

O evento segue com apresentação cultural, exposição de artesanato e sobremesas com o Grupo Empreender e a exposição individual “Cores multidisciplinares” do artista plástico Sérgio Doretto. 

Outra parceira é a Secretaria Municipal da Saúde, com “Programa Saúde do Adulto”, através de Carolline Ramos Lima Matias, enfermeira e encarregada deste setor e Ana Cristina Sornas, juntamente com o Dr. Valdir Marin, médico urologista da SMS, que desenvolverão uma roda de conversa com o intuito de tirar dúvidas dos homens ali presentes e oferecer o exame de PSA para os que se enquadrem nos grupos de risco e, se necessário, consulta com urologista para uma avaliação mais detalhada. 

O exame médico de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens com idade a partir de 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família). É um procedimento rápido e consiste no toque retal para verificação de alteração no tecido da próstata.

Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

A adoção de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática regular de atividade física podem ser favoráveis e aumentar a sobrevida dos indivíduos.

O evento é gratuito e a FAMEMA fica na Avenida Monte Carmelo, 800. Mais informações através do telefone 3402 1372.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.