Exame de toque e PSA são altamente recomendados para homens com mais de 50 anos

Diante de suspeita de câncer, ultrassom transretal, biópsia e até ressonância magnética costumam ser realizados
Compartilhe:




O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele.

O índice de sobrevida desse tipo de câncer chega a 96% e se apoia fortemente no diagnóstico precoce. Para a investigação de câncer de próstata, o exame de toque não oferece altas taxas de sensibilidade quando realizado isoladamente. Por outro lado, quando associado ao exame PSA (antígeno prostático específico), a dupla oferece 92% de acerto no diagnóstico.

Quanto maior o nível de PSA no sangue, maior também é a chance de o paciente ter câncer de próstata. 

Conhecer os fatores de risco para o câncer de próstata contribui muito para evitar negligência ou alarmismo. A maioria dos casos acontece por volta dos 65 anos, mas a investigação diagnóstica deve acontecer entre 50 e 75 anos. Quando há parentes diretos que já enfrentaram a doença, é recomendado iniciar os exames anuais mais cedo, a partir dos 40 anos.

Quando a análise do sangue detecta alteração importante, normalmente o médico do paciente solicita novos exames de imagem para eventualmente diagnosticar o câncer de próstata em fase inicial, já que a doença oferece boas chances de cura quando tratada logo no começo.

Quando o toque retal e o nível de PSA apontam para o câncer de próstata, outros exames costumam contribuir para chegar a um diagnóstico preciso, como o ultrassom transretal e a biópsia.

Em casos mais graves, quando o câncer de próstata atinge outros órgãos, o paciente também pode ter dor nos ossos, fraqueza generalizada, perda de peso sem motivo aparente, anemia e falência renal.

É importante que os homens levem a sério os exames preventivos, principalmente essa dobradinha entre toque retal e exame de PSA assim que atingem a meia-idade.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.