Ex-técnico da Seleção Brasileira de Basquete Feminino destaca a importância dos Jogos Abertos

Compartilhe:




Tal qual um artista ou cantor famoso, a presença de Antônio Carlos Barbosa, 74, atraiu olhares, flashes, o carinho do público e, o respeito dos seus adversários. Técnico da equipe de basquete feminina da cidade de Itu, Barbosa aportou em Marília em busca do bicampeonato, já que suas comandadas foram campeãs da modalidade nos Jogos Abertos do ano passado, em São Carlos.

Mas, o segundo título de Itu no basquete feminino dos Jogos Abertos não veio e, por sete pontos de diferença no placar, a medalha de ouro foi para a equipe de Santo André, comandada por Arilza Coraça. 

Resultado do jogo a parte, Barbosa destacou a importância dos Jogos Abertos para a carreira de atletas que buscam ascensão na carreira. “É simplesmente a porta de entrada para a profissionalização. Surgiram e surgem até hoje grandes nomes e grandes atletas. É muita sabedoria dizer que os Jogos Abertos são as ‘Olimpíadas Caipiras’, porque é essa a sua importância. É bem verdade que atualmente a competição perdeu o seu charme mas, ainda assim é de extrema relevância para a busca de novos talentos”, disse.

Com a propriedade de quem possui no currículo mais de 20 anos com a camisa verde e amarela, 448 jogos internacionais e 330 vitórias no comando da Seleção de Basquete Feminino, Barbosa também ponderou sobre a possibilidade dos Jogos Abertos revelarem atletas aptos a serem convocados para as Seleções Masculina e Feminina de Basquete.

Vale destacar que Barbosa já comandou a Seleção Brasileira de Basquete Feminina por três ocasiões: de 1976 a 1984; de 1996 a 2007; e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. É também um recordista com um total de seis participações na história dos Jogos Pan-Americanos (ouro em 1971 na Colômbia; quarto lugar em 1979 em Porto Rico; bronze em 1983 na Venezuela; quarto lugar em 1999 no Canadá; bronze em 2003 na República Dominicana e prata em 2007 no Brasil) e três Olimpíadas (bronze em 2000 na Austrália; quarto lugar em 2004 na Grécia; e 2016 no Brasil), além de 10 títulos sul-americanos adultos.

Atualmente está à frente da equipe do Ituano Basquete Feminino e ocupa o cargo de Gerente Esportivo da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) desde 2017.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.