Nesta segunda-feira (26), um ex-aluno da escola estadual "Professor Amílcare Mattei", em Marília, voltará às salas de aula. Desta vez, como representante da NASA. Pesquisador da agência norte-americana, o Dr. Ivan Gláucio Paulino Lima vem a Marília convidar os estudantes a participar do concurso internacional sobre estações
espaciais. Desde a primeira edição da competição, em 1994, nenhum jovem de escolas públicas participou da seleção. Para mudar esse histórico, uma das missões da visita é incentivar e explicar como funciona o processo.
Serão dois encontros. Na parte da manhã, professores, coordenadores, supervisores são os convidados na Diretoria de Ensino. Já à partir das 13h, o pesquisador estará na Amílcare Mattei.
Além de detalhes do concurso, a ideia é também reforçar a importância do ensino da ciência e tecnologia ainda na educação básica e contar um pouco da própria trajetória. Antes de entrar na universidade, Ivan estudou em outras duas unidades estaduais: na E.E. Carlota de Negreiros Rocha e na E.E. Olga Maria Gasparotto Simonaio (atual Ceeja Sebastiana Ulian Pessine).
Nos últimos anos, cresceu a participação de alunos da Secretaria da Educação do Estados em olimpíadas de astronomia, foguetes e matemática, e aulas voltadas à preparação de projetos de iniciação científica. Mas o número ainda pode aumentar. “Esta pode ser a oportunidade de descobrirmos futuros talentos científicos. A própria história do pesquisador da NASA já é uma inspiração para nossos alunos”, afirma o professor coordenador de Ciência, Maciel Redígolo.
Concurso da NASA - A competição é aberta a alunos da rede estadual e de outras redes, com até 18 anos. Para o Ensino Fundamental I os candidatos devem produzir um desenho.
Nos demais ciclos a proposta é a elaboração de projetos de assentamentos orbitais, como casas permanentes e autossuficientes. As inscrições vão até 1º de março de 2017.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





