A temporada de chuvas de verão tem início e, com ela, o cuidado no trânsito é necessário, especialmente nas rodovias. A CART Concessionária apurou que, nos acidentes registrados sob condições de pista molhada, de 2017 a 2019, a imperícia é apontada como principal motivo em 51% das ocorrências.
Levantamento também revela que a maioria dos condutores afirma ter perdido o controle durante a chuva intensa. No corredor de 444 quilômetros, durante o período avaliado, foram registradas 267 ocorrências com pista molhada.
A maior parte, 66%, ocorreu na SP-270 (Rodovia Raposo Tavares), seguida da SP-225 (João Baptista Cabral Rennó), com 26%; e SP-327 (Orlando Quagliato), com 8%. As saídas de pistas por perda do controle da direção totalizam 47 ocorrências, com 72%.
Acidentes associados a chuva levantam ainda pontos de atenção da Concessionária em seu plano operacional.
Em 2019, os municípios do Corredor que apresentaram maior incidência de acidentes associado a chuva foram Assis, Bauru, Palmital e Presidente Prudente.
Cuidados
A chuva intensa reduz a visibilidade dos motoristas. A pista úmida, consequentemente, fica mais escorregadia. As altas temperaturas aumentam as possibilidades de pancadas ao fim do dia e à noite. Antes de pegar a estrada, o motorista deve verificar a previsão do tempo, checar as condições dos pneus, das lanternas, palhetas do limpador, limpeza e condições do para-brisa.
Trafegar por trechos iluminados e com recursos que dissipam os faróis dos veículos faz a diferença para o condutor neste período chuvoso. De Bauru a Presidente Epitácio, as rodovias da CART possuem milhares de balizadores refletivos que potencializam a orientação pela faixa de rolamento.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





