O Hemocentro de Marília fez um alerta sobre os níveis críticos de estoque sangue, principalmente os negativos. É o caso dos tipos A- e O-, que apresentam apenas 20,% do nível ideal. Essa situação é classificadas como “urgente”. Diante dessa situação, está convocando os doadores para que ajudem a melhorar essa situação.
Com exceção do tipo sanguíneo B+ (estável) e AB+ ("confortável" - 120% do necessário), todos os demais estão em situação de alerta ou urgente. Os tipos A+, B- e AB- também estão em situação de alerta, com menos de 35% do estoque necessário, enquanto o O+ apresenta 45,8% do ideal e precisa de reforço.
Redução de doadores
Segundo a direção do Hemocentro, o número de doações caiu neste período por causa das férias escolares, quando muita gente aproveita o período para viajar. Isso sem falar do frio que também afasta muita gente, inclusive por causa de doenças respiratórias.
Um vídeo que circula nas redes sociais está convidando os doadores que puderem comparecer ao Hemocentro e ajudar neste momento crítico. Confira o passo-a-passo de como doar o sangue clicando AQUI.
Quem pode doar?
Podem doar sangue pessoas com boa saúde entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 kg e tenham dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Menores de 18 anos precisam de autorização formal dos pais ou responsáveis legais. Além disso, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como RG ou CNH.
Serviço - as doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 13h, na Rua Lourival Freire, 240 (bairro Fragata - próximo ao Fórum) em Marília. Mais informações pelo telefone (14) 3434-2541.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288