O Hemocentro de Marília entrou mais uma vez em nível crítico por conta do baixo estoque de quase todos os tipos sanguíneos e emitiu um alerta à população para a necessidade de doações. Um dos principais motivos são as férias, quando muitos doadores "tradicionais" deixam de comparecer à unidade, além da demanda por sangue que também acaba aumentando.
De acordo com a unidade, estão em estado crítico as bolsas de O+, A-, B-, AB- e O-. A falta compromete o atendimento a pacientes de toda a região que dependem de transfusões. A doação é um ato fundamental, já que o sangue não possui substituto artificial e uma única bolsa pode salvar até quatro vidas.
Quem pode doar?
Podem doar sangue pessoas com boa saúde entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 kg e tenham dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
Menores de 18 anos precisam de autorização formal dos pais ou responsáveis legais. Além disso, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como RG ou CNH.
Serviço - as doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 13h, na Rua Lourival Freire, 240 (bairro Fragata - próximo ao Fórum) em Marília. Mais informações pelo telefone (14) 3434-2541.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




