ESTIAGEM: Rio do Peixe está com 30% da capacidade. Represa Cascata secou

Compartilhe:




Depois da represa Cascata que está seca, rio do Peixe pode ficar comprometido para abastecer a cidade

 

Responsável por 65% do abastecimento de água de Marília, o rio do Peixe atingiu o seu limite crítico. Com a pior estiagem dos últimos 80 anos, o seu nível atingiu apenas 30% do normal. A represa Cascata praticamente secou, deixando de ser usada para abastecer zona Leste.

 

Em nota distribuída neste sábado (30), o DAEM (Departamento de Água e Esgoto) reforçou o apelo à população para que economize, evitando desperdícios. O prefeito Vinicius Camarinha, que acompanhou esta semana os dois sistemas de captação, determinou que seja acelerado o programa de investimentos para ampliar o abastecimento de água.

 

O programa prevê: perfuração de oito poços, conclusão do poço da represa Cascata, dois grandes reservatórios e mais adutoras de distribuição de água.

 

Nesta semana, ele esteve no sistema de captação do rio do Peixe, acompanhado do presidente da Câmara, Luiz Eduardo Nardi; e do diretor do DAEM, João Carlos Polegato. Eles constataram a situação crítica: as bombas estão sugando grande quantidade de areia devido ao nível de água extremamente baixo.

 

Represa Cascata deixou de operar: está com 90 cm de profundidade. Normal seriam seis metros.

 

Polegato explica que ao lado do rio existe a represa do Arrependido, um manancial importante que é usado em situações especiais. Mas, como ainda não há uma previsão de chuva de forma abundante, o Arrependido está sendo poupado, com bombeamento somente no período noturno. “Caso seja necessário, estaremos usando a represa por um tempo maior”, explicou.

 

ESTRATÉGIA– Graças aos investimentos em equipamentos, realizados pela atual Administração, o DAEM colocou em prática uma medida que se tornou fundamental para garantir água às regiões mais críticas: o remanejamento de redes.

 

Prefeito Vinicius anunciou que programa para ampliar abastecimento será acelerado.

 

Trata-se de levar água de reservatórios localizados em pontos estratégicos para as regiões onde têm se verificado que o abastecimento não é suficiente. Isso ocorre nas regiões Leste (represa Cascata está praticamente seca) e também na zona Norte (vem crescendo muito e há um cronograma de investimentos pela administração municipal).

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.