Especialista alerta para o perigo no trânsito

Cidade já teve 28 mortes em acidentes este ano. Foco dos encontros em empresas, escolas e clubes de serviço é a prevenção
Compartilhe:




Motoristas, pedestres e motociclistas, públicos de diferentes faixas etárias de Marília e região participam de uma ação permanente desenvolvida pelo Rotary Club de Marília Coroados, por meio do engajamento do especialista em legislação de trânsito Marcos Farto. Nesta quinta-feira (26), ele ministrou palestras para adolescentes e adultos nos três períodos de atividades do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria).

Durante o ano dezenas de encontros foram realizados atendendo, principalmente, convites de escolas, empresas e clubes de serviço. O tema é sempre a direção segura e a sua relação direta com o respeito à legislação e o combate aos principais vilões do trânsito, como o consumo de álcool, manobras irregulares e desatenção aos equipamentos obrigatórios de segurança.

Na semana passada, a palestra foi promovida na empresa Hidrossol, localizada no distrito de Lácio, e também na Etec Man (Escola Técnica Monsenhor Antônio Magliano), em Garça (35 km de Marília). “Adequamos a linguagem para o ambiente e o perfil do público. Temos levado informação para pessoas que ainda vão se habilitar, pessoas que estão em processo de habilitação e outros que já têm a CNH. A proposta é envolver a todos pois o trânsito não é só dos que possuem carteira de habilitação”, explica farto.

PERIGO SOBRE RODAS

Marcos Farto durante uma das palestras ministradas hoje.

A situação do trânsito atual é alarmante. Em Marília, por exemplo, 28 pessoas já morreram nas vias urbanas e rodovias, desde o início de 2015. Na região, um caso grave envolvendo mariliense recentemente, quando um garotinho de oito anos foi fatalmente atingido ao tentar atravessar uma rodovia, sem perceber o perigo. A cada dia, os serviços de emergência atendem entre dez e 12 vítimas do trânsito. Especialistas são unânimes em apontar que pelo menos 99% dos acidentes são resultados da imprudência.

O associado do clube mariliense destaca que a educação é o caminho. “O trânsito é uma preocupação mundial e o Rotary tem a importante tarefa de atuar, de forma propositiva, nas questões relevantes para a população. No caso do nosso clube, o objetivo é sempre servir e detectar oportunidades para contribuir. Intervimos e colaboramos para que os problemas sejam enfrentados e a comunidade encontre bem estar”, disse o rotariano.

AFASTAMENTO - Além de causa de morte em larga escala, os acidentes são também um dos principais fatores de afastamento do trabalho ou invalidez permanente. A ocorrência é apenas o início de uma série de transtornos, que podem ser desdobrar de várias formas. No mundo, por dia mais de 3,6 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito. No Brasil, o índice chega a ultrapassar a marca de 170 mortes/dia. “É praticamente uma epidemia sem controle, ou melhor, o controle está simplesmente ligado à educação e à fiscalização”, aponta Farto.

“Todos sofrem, não apenas o acidentado. Alguém vai ter que parar de trabalhar para cuidar dessa pessoa. De repente, a lesão vai deixa-la impedida por meses. Se esse cidadão for o provedor da família, pode haver dificuldades financeiras graves, ainda mais em um cenário de crise econômica. Em muitos casos, aquele acidente resulta em uma pensão junto ao INSS e toda a sociedade vai pagar essa conta”, alerta.

O presidente do Rotary Club de Marília Coroados, João Augusto de Oliveira Filho, parabenizou Farto pelo engajamento e reiterou a preocupação do clube com ações concretas. “Nossa motivação é a comunidade. Ficamos muito felizes por ter, entre as iniciativas do clube, as instruções proporcionadas pelo companheiro Farto. É motivo de alegria saber que através da informação levada a todos os cantos de Marília e região, vidas estão sendo salvas”, declarou o presidente.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.