Esgoto: alunos do ensino fundamental visitam a obra da estação de tratamento do Pombo

Compartilhe:




A Prefeitura de Marília deu sequência nesta semana à segunda etapa de visitações à obra da Estação de Tratamento de Esgoto na bacia do Pombo, com 30 alunos do 4º ano A (faixa etária de 9 e 10 anos) da Emef Profª. Edméa Braz Rojo Sola, que fica ao lado do ginásio de esportes da avenida Santo Antônio.

Esta foi a primeira visita de alunos da rede municipal à chamada obra do século, já que na semana passada a 2ª etapa de visitações foi aberta com cerca de 40 alunos da Escola Estadual Jardim Santa Antonieta.

Nesta terça-feira os alunos tiveram a supervisão das professoras Elaine Siqueira de Castro Scombatti e Renata Borba Guimarães.

Os alunos receberam orientações técnicas e puderam assistir a vídeos demonstrativos sobre a ETE no auditório da Prefeitura.

Antes de irem à bacia do Pombo, os alunos foram recepcionados no auditório do 2º andar do Paço Municipal, quando receberam as orientações técnicas sobre a visita, bem como puderam assistir a vídeos demonstrativos sobre a ETE.

Aula-passeio

Já na bacia do Pombo, alunos e professores foram recepcionados pelo engenheiro da Replan, Adalberto Valente, que foi o responsável pela obra no local.

Os alunos da Emef Edméa Sola conheceram toda a obra, recebendo todas as informações sobre o funcionamento da estação.

Foi uma aula-passeio, que mostrou na prática para as crianças o que elas estudaram em sala de aula. O saneamento básico é estudado dentro da sala e o tratamento do esgoto faz parte do saneamento. Foi muito proveitoso porque nada melhor do que constatar in loco o que vivenciaram em sala de aula e certamente aqui, na prática, aprenderam até mais que lá escola sobre esse assunto”, afirmou Adalberto.

As bacias

A bacia do Pombo recebe 209 litros por segundo e atende uma população de 47 mil pessoas das zonas Oeste e Norte. Já a Bacia do Barbosa atenderá 85 mil pessoas do Centro e Zona Sul com 231 litros por segundo de esgoto.

Já a bacia do Palmital, que será construída nas proximidades do distrito de Dirceu, vai atender uma população de 109 mil pessoas das zonas Leste e Norte. A nova bacia vai receber por segundo cerca de 270 litros de esgoto e será responsável por tratar os outros 30% do esgoto da cidade.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.