Entrevias alerta sobre risco de neblina nas estradas da região

Compartilhe:




Dirigir nessas condições exige mais cuidado e distância de segurança maior entre veículos

A incidência de neblina nas estradas torna-se mais comum nesta época do ano e deve se intensificar no Inverno.  Nesta semana, Marília teve pontos de nevoeiro e queda na temperatura, características comuns dessa estação de transição.

Para usuários que utilizam as rodovias é necessário seguir algumas recomendações que ajudam a manter a segurança viária, mesmo nesse tipo de situação adversa.

Normalmente são acidentes graves, quando ocorrem, e que envolvem mais de um veículo”, ressalta o gestor de Segurança Viária, Fábio Ortega.

Nos trechos sob concessão da Entrevias de modo geral a neblina não costuma durar muito tempo e não é tão intensa, a ponto de bloquear totalmente a visibilidade, mas ainda assim a diminuição do campo de visão do motorista fica reduzida e alguns cuidados são necessários.

Na região Sul da concessão, a ocorrência de cerração é mais habitual nas duas serras da rodovia SP-333 Rachid Rayes, entre Marília e Assis, próximo aos quilômetros 340 e 360 do trecho sinuoso e por volta do quilômetro 260 em Guarantã e no final do trecho em Florínea.

Dicas importantes

Ortega explica que o ideal é sempre planejar o deslocamento e evitar os horários sujeitos à neblina, geralmente no início da manhã, e que nos casos de cerração intensa, onde a visibilidade esteja muito prejudicada, a melhor alternativa é parar em um local seguro e aguardar para seguir viagem. O acostamento deve ser usado em último caso, apenas em emergências.

Na impossibilidade de parar e em casos menos adversos, a primeira recomendação é diminuir a velocidade. Além disso, a pista pode ficar molhada reduzindo a aderência dos pneus, ocasionando derrapagens.

Outra dúvida comum, segundo o gestor, é sobre o farol. Recomenda-se utilizar somente o farol baixo, pois a luminosidade excessiva reflete na neblina ofuscando ainda mais o trajeto adiante.

 


 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.