Estudantes do Senac Marília com 60 anos ou mais se adaptaram ao novo cenário, superaram limites e conquistaram espaço em suas atividades pessoais e profissionais.
A população mundial de idosos tem tido um crescimento significativo, com alta de 3% nos últimos anos, e deve chegar a 1,4 bilhão de indivíduos em 2030, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Somente no Brasil, 14,3% da população é formada por pessoas acima de 60 anos, ou seja, cerca de 29 milhões de pessoas.
No contexto atual, em que a utilização de tecnologias tornou-se essencial para diversas tarefas no sentido de driblar as dificuldades trazidas pela pandemia, o grupo da terceira idade precisou se adaptar, tanto para minimizar o distanciamento físico quanto para seguir com atividades já iniciadas, como as de aperfeiçoamento profissional.
O Senac Marília, por exemplo, tem em seu grupo de estudantes pessoas com mais de 60 anos e, com a pandemia, viu todos se dedicarem a superar a insegurança e a incerteza do período e se ajustar ao ensino remoto.
Hoje, passada a fase de adaptação, a unidade percebe a superação e o aprendizado de cada um, já que alguns ainda estavam pouco habituados ao uso da tecnologia e de seus recursos.
Para dar todo o suporte necessário aos estudantes, um dos diferenciais adotados pela instituição de ensino é que, quando o aluno demonstra dificuldade, as atividades são iniciadas com meios tecnológicos mais acessíveis e de fácil operação para o desenvolvimento das habilidades. A transição para as tecnologias mais complexas acontece aos poucos, passo a passo.
Ensino remoto
O ensino remoto permite que esse grupo continue em constante desenvolvimento profissional, mas, sobretudo, que tome consciência da sua evolução e do potencial transformador que é capaz de atingir.
“Com nosso apoio e incentivo, os estudantes mais velhos ganham confiança e vão descobrindo as facilidades das tecnologias. Apesar de existirem pessoas da terceira idade já bastante antenadas aos meios digitais, também há quem ainda esteja aprendendo”, diz Cássia Cristina Monteiro, coordenadora da área de saúde e bem-estar do Senac Marília.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





