Empresas: sucesso e fracasso

Compartilhe:




Pesquisa revela as principais causas do encerramento de empresas

 

Falta de planejamento, deficiências na gestão e o próprio comportamento empreendedor são as principais causas do fechamento de empresas em seus primeiros anos de atividade.

 

Isso é o que mostra a pesquisa inédita do Sebrae-SP Causa Mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros cinco anos de vida.

 

Pela pesquisa, 46% dos empreendedores afirmam ter iniciado o negócio sem conhecer os hábitos de consumo dos clientes nem o número de consumidores que teriam.

 

Outros 39% ignoravam qual o capital de giro necessário para abrir a empresa e 38% não sabiam quantos concorrentes enfrentariam.

 

O levantamento constatou ainda que 55% dos donos de empresas não elaboraram um plano de negócios antes da abertura.

 

 

Esses são alguns equívocos que muitos empreendedores cometem: Abrem uma empresa no escuro, sem o conhecimento básico necessário para entrar no mercado. Isso diminui as chances de a empresa sobreviver.

 

A pesquisa também indica que a bagagem que o empresário leva para o negócio faz diferença.

 

Entre as empresas que fecharam as portas em até cinco anos, 58% dos responsáveis disseram ter experiência ou conhecimento no ramo. Já entre os empreendimentos que se mantiveram em atividade, essa parcela aumenta para 72%.

 

 

É fundamental que o empresário se prepare, pois o que está em jogo é o sonho de empreender e, as economias de uma vida ou da família que bancam esse sonho.

 

 

Quantos às estratégias adotadas para atrair clientes, a diferenciação mostrou-se mais vantajosa para a manutenção do negócio no mercado do que a aposta em preços competitivos.

 

O comportamento empreendedor também influi. Nas empresas que passaram dos cinco anos, os empresários se antecipam aos fatos, buscam informações e perseguem os objetivos com mais frequência do que nas empresas encerradas.

 

A pesquisa revelou ainda que parte dos empresários cujos negócios naufragaram vieram a reconhecer o bom planejamento antes da abertura como o fator mais importante para a sobrevivência da empresa.

 

PESQUISA-: A pesquisa foi realizada com 2,8 mil empresas com registro de abertura entre 2007 e 2011 no Estado de São Paulo.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.