Empresa de Marília é vítima de hackers que pedem resgate

Grupo pode ser o mesmo que invadiu o sistema de uma Prefeitura
Compartilhe:




O sistema de computadores de uma empresa de Marília (SP) foi invadido por hackers nesta semana. Os criminosos bloquearam o sistema interno da empresa e enviaram um e-mail pedindo três mil dólares para reestabelecer o serviço. O caso é semelhante ao que aconteceu com a Prefeitura de Pratânia (a 150 kms de Marília), no último domingo (30). Além desses, a polícia investiga mais dois casos de invasão que ocorreram com outras duas empresas de Marília e Vera Cruz.

De acordo com informações do proprietário da empresa de Marília, que não quis ser identificado, os computadores funcionavam normalmente no sábado (29), mas na segunda-feira (31), quando ele chegou para trabalhar, as telas dos computadores estavam pretas.

“Eu chamei o suporte, achei que fosse algum problema técnico. Foi aí que descobriram que, na verdade, havia um vírus, que o sistema tinha sido invadido por hackers”, contou o proprietário. Um boletim de ocorrência foi registrado e a polícia investiga o caso.

PREÇO DO RESGATE - Ainda segundo ele, tudo indica que o golpe tenha sido dado de fora do país. O criminoso criptografou todos os programas, cadastro de clientes e controle de estoque. Na tela do computador havia uma mensagem em inglês que dizia: “Se quiser reaver o sistema envie um e-mail com o código 734960800”.

O proprietário enviou uma resposta para o e-mail apontado na mensagem e, em seguida recebeu outra mensagem onde os hackers pediam três mil dólares para devolver o sistema.

O proprietário não pagou a quantia pedida, mas conseguiu reaver o sistema. Para isso, os computadores da empresa foram formatados e, como o dono tinha um backup, parte das informações será recuperada.

Fonte: G-1

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.