Em tempo recorde, RIC Ambiental entregará dois poços profundos em Marília

Compartilhe:




Objetivo é garantir o abastecimento de água à população

Estudos técnicos, feitos pela própria RIC Ambiental, indicavam que Marília iria enfrentar problemas de falta de água a partir de outubro, principalmente nas zonas norte e sul da cidade. Com objetivo de suprir este abastecimento, a empresa vai entregar, ainda neste mês, dois poços profundos, perfurados em tempo recorde (10 meses) justamente nessas duas regiões. Serão mais 600 mil litros de água por hora, cumprindo o que estava previsto no projeto técnico e no contrato firmado com a Prefeitura, após vencer a licitação.

Nesta quinta-feira, a RIC Ambiental reuniu lideranças e a imprensa para apresentar as obras do novo poço profundo PG-09, localizado no bairro Figueirinha, entrando na reta final (testes de vazão). Com capacidade estimada de 300 mil litros por hora, o novo poço irá reforçar significativamente o abastecimento da zona norte da cidade, beneficiando milhares de famílias com água captada diretamente do aquífero Guarani, a maior reserva subterrânea de água doce da América do Sul e uma das mais importantes do planeta.

"O que estamos executando aqui é para resolver o problema de falta de água em toda zona norte", afirmou o engenheiro Reinaldo Pavarini ((foto), presidente do Conselho da RIC Ambiental e que há mais de 40 anos acompanha o drama que Marília sempre enfrentou no abastecimento:

"Não adianta perfurar poços pequenos (semi artesianos). Precisa ser poços profundos. Marília tem nove poços profundos. Desses, três foram perfurados pela RIC Ambiental em apenas um ano".

Poços garantem abastecimento 

Os dois poços profundos (zona norte e sul) foram perfurados pela empresa Engeper Ambiental e Perfurações que há 48 anos atua na perfuração de poços mais profundos da América Latina, com desenvolvimento técnico, Trata-se da única empresa no Brasil a oferecer gestão hídrica 360°, integrando perfuração, monitoramento em tempo real, manutenções, tratamento e reúso da água em um único ciclo.

O diretor da empresa, Walter de Oliveira (foto) destaca a importância do trabalho realizado pela RIC Ambiental ao investir na perfuração de novos poços para garantir o abastecimento de água em Marília. Ele lembra que outras cidades, como Bauru e Rio Preto, enfrentam a crise hídrica porque até então dependiam apenas de rios que hoje não são mais suficientes.

"Hoje, 97% da água é subterrânea e apenas 3% superficial", frisou o diretor ao observar que essas cidades agora estão buscando investir em poços profundos para suprir essa deficiência.

Testes de vazão

As etapas de perfuração, instalação das tubulações e perfilagem já foram concluídas. Nesta quinta-feira, teve início a realização dos testes de vazão, procedimento técnico que mede a capacidade real de captação e verifica a eficiência da estrutura. A expectativa é de que tanto este poço como da zona sul entrem em operação até o final deste mês de outubro.

Segundo o engenheiro Luciano Daniel Carvalho Fernandes, Superintendente de Engenharia da RIC Ambiental, o PG-09 representa um marco para a segurança hídrica da região:

“O novo poço do Figueirinha é uma obra estratégica dentro do nosso plano de expansão e modernização do sistema. Com ele, vamos reforçar a produção de água na Zona Norte para regularizar o abastecimento, especialmente em períodos de estiagem prolongada.”

A entrega do PG-09 faz parte de um conjunto de ações estruturais que a RIC Ambiental vem executando desde que assumiu a concessão dos serviços, em setembro de 2024. Além do novo poço, a concessionária também reativou e aprofundou poços estratégicos, revitalizou as Estações de Tratamento de Água (ETAs) e deu início à substituição gradativa de equipamentos e tubulações antigas, ampliando a capacidade e a confiabilidade do sistema de abastecimento.

O engenheiro Julio F. Neves (foto), Superintendente Comercial e de Comunicação da RIC Ambiental, destaca que os investimentos realizados pela concessionária representam um avanço concreto para Marília:

“Enquanto muitas cidades enfrentam dificuldades no abastecimento, Marília vem superando a crise hídrica com planejamento, tecnologia e investimentos contínuos. Nosso compromisso é garantir água de qualidade, ampliar a infraestrutura e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população mariliense”.

Com cada nova obra, a RIC Ambiental consolida seu trabalho com responsabilidade e eficiência. O avanço dos investimentos para captação e distribuição de água garante mais segurança hídrica para Marília e reforça o compromisso da concessionária em cuidar do essencial, hoje e para as próximas gerações.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.