A rede municipal de Educação foi destaque no Encontro de Escolas de Educação em Tempo Integral realizado nesta terça-feira em Marília. Participaram educadores dos municípios de Marília, Pompeia, Garça e Ourinhos.
O objetivo do encontro foi visitar, acompanhar e observar o dia a dia de duas escolas de educação em tempo integral – “Escolas Totais”, do município: a EMEF Prof. Célio Corradi e a EMEF Profª Cecília Alves Guelpa.
As escolas de educação de tempo integral são unidades que ampliaram sua jornada escolar, reorganizando espaços e conteúdos. Os alunos estudam as disciplinas do currículo básico e tem a oportunidade de construírem novos conhecimentos por meio de oficinas de enriquecimento. O município de Marília oferta a educação de tempo integral em quatro escolas: EMEF Profª Nicácia Garcia Gil, EMEF Prof. Paulo Reglus Neves Freire, EMEF Prof. Célio Corradi e EMEF Profª Cecília Alves Guelpa. Cada uma tem cerca de 300 alunos.
A Secretaria Municipal de Educação estimula a socialização de experiências e o intercâmbio com outros municípios, visando o aprimoramento no atendimento aos estudantes. Na EMEF Prof. Célio Corradi, os participantes acompanharam o desenvolvimento das atividades nas oficinas de enriquecimento curricular de Produção de Textos, Informática, Jogos Matemáticos, Saúde e Meio Ambiente, Direitos Humanos e Sociedade, Estratégias de Leitura, Atividades Recreativas, Atividades Artísticas e Jogos Ortográficos.
Os participantes tiveram a oportunidade de relatar suas percepções. Segundo a educadora Silvia Pires, auxiliar técnico-pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos, “Marília mostra seu comprometimento com a busca constante de oportunidades educacionais diferenciadas com qualidade. As crianças apresentaram atividades das oficinas de enriquecimento curricular com brilho nos olhos e sorriso nos lábios”.
A Secretária Municipal da Educação, Profª Fátima Gatti, concluiu que “a Educação Integral deve ir além da sala de aula, garantindo o desenvolvimento pleno dos alunos, na área cognitiva e nos aspectos afetivos, éticos e morais, ressaltando o compromisso que os docentes, coordenadores e direção têm demonstrado na realização do Projeto Escola Total: Escolas de Educação em Tempo Integral”.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





