Domótica - A Automação Residencial

Você já ouviu falar em domótica? Não? Ela fará parte da maioria das casas dos brasileiros nos próximos anos.
Compartilhe:

Por Gisele Furquini*

Domótica tem origem da união de domus, palavra latina que significa casa, com robótica. Ou seja, nada mais é que um novo termo para a já conhecida automação residencial, que é utilizada para oferecer maior conforto, segurança e praticidade ao morador no seu dia a dia, com a automatização de tarefas antes manuais e individualizadas. Ela proporciona  economia e racionalização dos recursos da casa, além de poder contribuir com a decoração no caso dos sistemas de iluminação.

A principal ideia da domótica é que os sistemas estejam integrados e harmônicos para que possibilitem uma maior interação com suas diversas possibilidades de uso. Dessa forma, o sistema de segurança pode atuar em conjunto com a iluminação e áudio, por exemplo: ao abrir uma porta através de identificação da impressão digital (biometria), as luzes do hall e corredor se acendem e som ambiente é ativado automaticamente.

Há inúmeras interações que podem ser estabelecidas conforme a necessidade de cada uso, seja por questão de conforto, ou por questões de segurança e/ou acessibilidade. Tais tecnologias podem estar presentes nas mais diversas atividades residenciais e comerciais, contribuindo para maior facilidade de execução e personalização das tarefas cotidianas.

A automação residencial pode estar presente nos sistemas de segurança, com o uso de identificação digital, câmeras e alarmes; na iluminação, que pode possuir controle de luminosidade e horários definidos para sua ativação e desligamento (gerando maior economia); em som ambiente ativado em determinados horários e ocasiões (possibilitando até mesmo caixas de som no box do banheiro para que os ruídos do chuveiro não interfiram na qualidade do som, com ligamento automático ao abrir a ducha); definição de períodos do dia para a abertura automática de cortinas e persianas, entre diversos outros recursos. Muitas dessas comodidades podem ser ativadas até mesmo pelo celular ou pela internet, sendo útil no caso de viagens.

As possibilidades são das mais variadas e devem ser definidas pelo arquiteto projetista responsável, de acordo com as necessidades de cada usuário. O projeto de automação requer a atuação de diferentes profissionais, devendo ser planejado conjuntamente já no anteprojeto.

Portanto, a domótica possibilita a criação de verdadeiras residências high tech, mas também pode fazer parte de uma ampla gama de usuários, de diferentes classes e com diferentes necessidades, com apenas a automatização de atividades mais importantes, facilitando o cotidiano e gerando maior segurança e economia às pessoas, com a racionalização de recursos.

= = = = = = = 

*Conheça o escritório Gisele Furquini - Arquitetura e Design, e saiba quais automatizações residenciais serão mais adequadas ao seu dia a dia. Curta a página, clique AQUI

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.