Tradicional local para prática de esportes, a pista de cooper da avenida das Esmeraldas ganhou nova dimensão aos finais de semana com o espaço Domingo da Família, uma iniciativa da Prefeitura de Marília que fecha uma parte da avenida para os carros.
Mais do que um projeto específico, o Domingo da Família é um espaço a ser ocupado pela população. Neste domingo (27), das 8h às 12h em frente à Emdurb, haverá ação especial preparada pela Secretaria da Cultura, com a presença dos palhaços Ota e Idi animando a manhã, além do projeto Desconecta, que objetiva reduzir o tempo de exposição à tela das crianças, fomentar a socialização e a interação saudável, promover atividades lúdicas e criativas e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
O espaço se consolidou como ponto de encontro das famílias para lazer, prática de esportes e convívio social, abrangendo desde crianças, aos jovens e idosos. Além disso, o espaço é ideal para caminhadas temáticas, que já acontecem eventualmente, objetivando chamar a atenção da sociedade para o engajamento em causas importantes, seja da saúde, do social ou de outras áreas.
Também são disponibilizados gratuitamente brinquedos infláveis para as crianças e triciclos para as famílias. Mantendo a tradição, o Domingo da Família conta com a parceria das empresas Bild Incorporadora e Construtora Tack, que oferecem bicicletas, skates, patins e patinetes para uso gratuito.
O espaço é sinalizado e conta com fiscalização e orientação dos Agentes de Trânsito da Emdurb, garantindo segurança aos pedestres.
Segundo o prefeito Vinicius Camarinha, a ideia do Domingo da Família é que a sociedade ocupe o espaço das Esmeraldas:
“Como acontece na avenida Paulista, em São Paulo. A Prefeitura interdita um lado da via para os carros, e as pessoas têm o espaço para o convívio, diversão, lazer, com artistas podendo se apresentar livremente. Queremos que as pessoas continuem indo aos domingos na avenida das Esmeraldas, que ocupem esse espaço público. A nossa ideia é que o Domingo da Família tome corpo com a própria comunidade, que seja um espaço e não um evento em si”.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288