Disciplina especial da Unimar prepara alunos de Arquitetura e Urbanismo para prática profissional

Compartilhe:

Na Universidade de Marília (Unimar), entre os muitos diferenciais do curso de Arquitetura e Urbanismo, uma disciplina no último semestre costuma ser bastante atrativa aos acadêmicos. Além de todo conhecimento e prática para que sejam arquitetos de excelência, o curso se preocupa em orientá-los para que saibam se colocar no mercado, exercendo seu trabalho com valorização e segurança. E é esse aspecto que norteia a disciplina Tópicos Especiais.

Sob a docência da profa. Giovanna Faria Ghirardello, os alunos recebem uma orientação prática e atualizada para fazerem a gestão do seu trabalho. Segundo ela, muitos dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Unimar se tornam prestadores de serviços e, mesmo que ocupem vagas junto a empresas, instituições, poder público ou escritórios, é importante que tenham essa base de autonomia e boas relações com seus clientes.

A disciplina Tópicos Especiais prepara os acadêmicos para propostas comerciais, precificação adequada, escopo, acompanhamento de obras, terceirização de serviços, reajustes de valor e para entenderem até onde vai sua responsabilidade perante junto aos clientes. Entre outros itens fundamentais para evitar dificuldades e erros no exercício e relacionamentos profissionais.



A docente inclui até um modelo de contrato como sugestão aos acadêmicos, norteando-os para uma relação clara e segura com seus contratantes. Assim como a maioria do corpo docente, ela tem a carreira acadêmica e está no mercado. “Unimos a formação à realidade lá fora, trazendo para os alunos norteadores práticos e didáticos para que eles possam transformar seus conhecimentos em produtos”, menciona Giovanna Faria.


Casos reais e simulação

Casos reais e simulação de projetos também integram a disciplina Tópicos Especiais, ensinando a evitar os erros e, até mesmo, a lidar com eles quando ocorrem. “Considero essa disciplina fundamental porque não basta que eu seja uma boa arquiteta se eu não souber vender meu produto e me relacionar com o mercado”, diz a acadêmica Fernanda Fontão, que se forma com sua turma neste final de 2025.

A disciplina inclui ainda orientações para inscrição no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), normativas da profissão e regimes contabilistas. “O arquiteto e urbanista que abre a própria empresa precisa ser um bom administrador porque metade do seu tempo profissional será dedicado a manter o seu negócio e fazê-lo promissor”, observa a docente.

As inscrições para o Vestibular Unimar 2026 estão em andamento. As provas serão aplicadas no dia 19 de outubro, atraindo novos futuros arquitetos e urbanistas pela proposta inovadora, humanista e de prática profissional do curso de Arquitetura e Urbanismo, entre os mais tradicionais da universidade e referência em qualidade e empregabilidade.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.