Sem dúvida uma das maiores “dores de cabeça” femininas são os microvasos (vasinhos arroxeados ou avermelhados que aparecem na superfície da pele com a espessura de um fio de cabelo) e as varizes (veias mais dilatadas que podem provocar dor e desencadear problemas circulatórios), ambos problemas hereditários, embora a falta de algumas substâncias como o colágeno e a elastina possa enfraquecer a parede dos vasos e provocar seu alargamento.
Mas outros fatores como o sedentarismo, o aumento de peso, o uso de pílula anticoncepcional, alterações hormonais, podem também acabar contribuindo para que esses problemas apareçam.
Mas nada de se desesperar, vamos mostrar aqui algumas dicas para prevenir e minimizar as varizes.
Mexa-se!: Nada de ficar parado e sentado o tempo todo, a principal dica é procurar se movimentar ao máximo. Caminhe, suba escadas, ande pela casa ou escritório ao longo do dia e pratique atividades físicas.
Procure não ficar muito tempo sentado ou em pé, pois acaba diminuindo a velocidade de retorno do sangue das pernas ao coração, o que torna o sangue mais viscoso e passível de coagulação.pois .
Mantenha o peso ideal: Certamente, manter o peso é fundamental para não sobrecarregar as pernas, por isso, a dica é adotar uma dieta saudável, o que poderá ajudar a minimizar o aparecimento das temidas varizes.
Pessoas acima do peso têm acúmulo de gordura visceral, aumentando, assim, a pressão intra-abdominal, dificultando a circulação sanguínea.
Evite salto alto: Se não puder evitar sapatos com saltos muito altos, pelo menos, evite usá-los com frequência, pois isso contribui para o aparecimento de varizes.
O bombeamento de sangue depende da alternância entre contração e relaxamento muscular, e ao usar salto alto, os músculos das panturrilhas permanecem em constante contração.
Para suavizar os efeitos de um dia cansativo sobre o salto, uma dica é relaxar as pernas com um banho frio.
Fuja do cigarro: Não é mais novidade que o cigarro é responsável faz muito mal à parede dos vasos sanguíneos, aumentando a predisposição à formação de trombos, ou seja, os coágulos formados no interior das veias que causam a famosa trombose.
.png)
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





