Conhecer o custo de vida, se planejar e não atrasar os pagamentos das contas são alguns dos exemplos que podem te ajudar a ter um ano tranquilo.
Começamos oficialmente a primeira semana de 2026. Os primeiros meses do ano mexem muito com o bolso do consumidor. IPTU, IPVA, material e matrícula escolar e as faturas de cartão de crédito, deixam os orçamentos bastante sufocados.
Além disso, há o perigo de juntar as despesas do fim de ano com as dos primeiros meses e acaba gerando uma grande bola de neve nas finanças. Para conseguir iniciar o ano de 2026 no "azul", confira algumas dicas de especialistas financeiros:
1- Conhecer o custo de vida - É preciso conhecer a sua realidade financeira, ou seja, descobrir o quanto você ganha e gasta por mês, incluindo os valores pagos em juros, empréstimos e contas. Organização é a palavra-chave. Não significa que precisa ser uma planilha super avançada. Papel e lápis já ajudam nesse momento.
E aí, se você não tem o hábito de anotar seus gastos, é importante fazer isso o quanto antes, e isso inclui os gastos sazonais, como material escolar, IPVA, IPTU, entre outros.
2- Planejar o que gasta - Se o seu custo é bem maior do que a sua capacidade financeira, é bem provável que você esteja cometendo um dos piores erros financeiros: não pensar antes de assumir novas dívidas.
3- Evitar comprar produtos só porque estão na promoção - Planeje o que precisa comprar para não colocar algo no carrinho só porque está na promoção. Além de evitar gastos excessivos, você fica longe do desperdício.
4- Não atrasar os pagamentos das contas - Cada dia de atraso no pagamento gera taxas e mais taxas de juros composto. Para não perder dinheiro com isso, escolha uma data que seja bem perto do dia do pagamento.
5- Evitar gastar muito dinheiro - Se divertir com os amigos e familiares nas férias de janeiro é de extrema importância para o nosso bem-estar. Porém, isso não precisa estar ligado em gastar mais dinheiro do que o necessário.
Posso aumentar minha renda?
Se depois se analisar todos esses itens constatar que o seu dinheiro vai ficar curto em 2026, ou seja, dificilmente conseguirá permanecer no azul, que tal pensar em novas estratégias financeiras: encontre maneiras de aumentar a renda.
Pergunte a si mesmo: "como posso gerar mais valor no meu trabalho?" ou "quais projetos novos posso assumir?".
Pense em abrir portas para ganhos maiores, busque estratégias que envolvem trabalho extra, desenvolvimento de novas habilidades, investimentos inteligentes e organização financeira. O planejamento e a disciplina são cruciais para alcançar esse objetivo.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




