Neste domingo (14) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data faz parte da campanha Junho Vermelho, que tem por objetivo de divulgar as ações de doação de sangue, promover reconhecimento aos doadores e estimular mais pessoas a realizarem o ato.
Em Marília, o Hemocentro está "convodando" os doadores para uma campanha que vale para todos os tipos de sangue já que estão com estoques baixos e a situação é considerada de emergência.
O Hemocentro funciona das 7h às 13h, na Rua Lourival Freire, 240, bairro Fragata. A doação pode ser espontânea (basta comparecer ao local com documento de identidade com foto) ou agendada, ligando para definir dia e horário pelo telefone 3402-1851.
O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7 às 13h. É obrigatório o uso de máscara.
Situação
A partir de junho, por conta das temperaturas mais baixas e maior incidência de gripes e resfriados, o número de doações cai.
O desafio para manter os estoques de sangue esse ano é ainda maior, por conta da pandemia do Coronavírus. Por isso, a importância das campanhas.
Segurança: Nessa época de pandemia do coronavírus, o Hemocentro está seguindo todas as orientações dos órgãos competentes de saúde para garantir que os doadores possam vir até a unidade para doação de sangue ou plaquetas com segurança.
Requisitos
Para doar, além de agendar a doação, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 60 anos, menores podem doar acompanhados de um dos pais ou responsáveis. Embora seja permitido doar até 69 anos, no momento, o ideal é que pessoas acima dos 60 permaneçam em isolamento social;
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa duas horas antes da doação);
- Portar documento oficial com foto (obrigatório);
- Não ter tido quadro gripal nos últimos três dias.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288