
Por Carlos Henrique Soares
O Dia Internacional da Mulher não é apenas um evento oficial, mas também uma real oportunidade para celebrar a mulher e sua contribuição insubstituível ao desenvolvimento da sociedade moderna. Parabéns às mulheres pelo trabalho árduo, os conhecimentos especializados, a resistência, a boa disposição e a dedicação.
E para que a situação da mulher melhore a cada dia, falaremos sobre um tema que pode fazer parte da vida de muitas mulheres e talvez elas nem saibam, a baixa autoestima.
A autoestima expressa o quanto nos respeitamos e nos queremos bem, e isso é refletido nas situações em que nos colocamos e nas decisões que tomamos para nós mesmos e como toda decisão que tomamos contribui para o nosso futuro, para o nosso sucesso. Quando estamos com baixa autoestima, tendemos a tomar decisões prejudiciais que podem nos levar ao fracasso.
Atualmente milhares de mulheres sofrem de baixa autoestima e sequer sabem da existência desse problema em suas vidas.
A baixa autoestima influencia absolutamente em todos os campos da vida da mulher.
Segundo a psicóloga Pamela Magalhães, "Uma pessoa sem autoestima não gosta dela mesma, por isso faz escolhas ruins para si. Nos relacionamentos amorosos, se envolve com pessoas que a tratam mal (...). Nas relações pessoais, busca amigos que não agregam nada e somente ‘sugam’.
No campo profissional, não consegue evoluir, pois não tem confiança no próprio potencial e nem coragem para tentar algo novo, melhor. Ao primeiro obstáculo, já desiste. E no meio escolar, tem tanto medo do que os outros vão pensar que tem vergonha de tirar suas dúvidas com o professor. Tudo envolve uma autossabotagem".
Agora você pode estar se perguntando, eu me encaixo em alguns dos itens acima? Será que sofro de baixa autoestima?
A resposta é simples. Existem alguns indicativos de que sua autoestima pode estar baixa, por exemplo, sentimento de insegurança; tendência a relacionamentos ruins, destrutivos; intolerância à frustração; sentimento de insatisfação; excesso de autocrítica e muitos outros sintomas, sendo esses os principais.
Se você se viu em alguns desses sintomas, não precisa ficar desesperada, pois existe uma forma de elevar a sua autoestima e a boa notícia é que só depende de você.
O que realmente aumenta a autoestima é a tomada de decisões positivas, quanto mais você entrar em ação e tomar boas decisões a seu favor, mais sua autoestima é elevada. Por isso, no processo de Life Coaching, um dos módulos é o autoconhecimento e nos meus processos costumo aprofundar muito o autoconhecimento, pois as descobertas e mudanças são incríveis.
Vou dar algumas dicas para que você comece hoje mesmo a elevar sua autoestima, fazendo o seguinte:
- Questione as áreas da sua vida: Você está feliz em seu emprego? Qual o emprego dos seus sonhos? Como está seu relacionamento? Qual o tipo de relacionamento que você gostaria de ter? Se sente satisfeita com você mesma?
Se a resposta a essas perguntas, em sua maioria, expressarem insatisfação, questione-se, o que eu posso fazer hoje para mudar isso?
- Tenha vontade própria: não faça as coisas para agradar os outros, descubra aquilo que realmente te faz feliz e siga em frente. Coloque-se em situações que te faça bem, que te deixe feliz.
- Não julgue as pessoas: quando a gente julga os outros, na verdade estamos nos julgando, estamos inconscientemente dizendo que somos melhores do que aquela pessoa e que o certo é a nossa forma de pensar. Elimine o julgamento da sua vida.
-
Não seja imediatista: se você precisa melhorar algo na sua vida, saiba que você não vai mudar do dia para a noite, assim como para chegar a esse estado atual de insatisfação, também não foi do dia para a noite, sendo bom ou ruim você construiu tudo o que você vive hoje. Tome pequenas decisões ao longo da sua jornada e o sucesso será inevitável. Muitas pessoas superestimam o que podem fazer em 1 ano e subestimam o que podem fazer em 5 anos. - Não tenha medo dos obstáculos: nem tudo são rosas, os obstáculos sempre aparecerão na sua vida, cabe a você determinar como vai resolvê-los, se vai realmente resolvê-los ou deixar que ele te tire do seu caminho. A interpretação é toda sua, então que seja a mais benéfica para você.
- Se autoconheça: Reconheça suas forças, qualidades e talentos, mas também suas fraquezas, pontos a serem melhorados e encare-os como o conjunto de características que formam quem você é.
Se você leu até aqui, lhe desejo um feliz dia da mulher. Se você acredita que a sua vida precisa de uma mudança, que essa mudança comece agora, tudo depende exclusivamente de você, eu conheço várias mulheres que assumiram o controle das suas vidas e hoje vivem extremamente felizes com sua vida profissional e pessoal.
Lembre-se, Viva Uma Vida Que Você se Lembrará!!
Grande Abraço!!!
Carlos Henrique Soares
Life Coach/Master Coach de Carreira
= = = = =
Saiba mais: https://dreamds.kpages.online/empmulhermoderna
Envie mensagem (WhatsApp) para: (14) 98122-4869
Veja o vídeo:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





