Dia da Consciência Negra: Pastoral Afro-brasileira realiza celebração em Marília

Compartilhe:




O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro (nesta quinta-feira), terá uma comemoração especial em Marília. O evento está sendo organizado pela Pastoral Afro-brasileira da Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada no bairro Nova Marília, zona sul da cidade.

A celebração vai ocorrer através de uma missa com elementos afros que ocorrerá às 19h30 na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia. Segundo os coordenadores terá "o objetivo de unir a comunidade em torno da fé na oração pelos negros que ainda sofrem algum tipo de preconceito".

A celebração 
integra também as atividades da Semana Missionária em preparação ao dia de Nossa Senhora das Graças, padroeira de uma das comunidades da paróquia. A Paróquia está localizada na Avenida Miguel Granito Netto, 115. 

Significado da data

O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei n.º 12.519, de 10 de novembro de 2011, e remete ao dia em que foi morto o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no ano de 1.695.

O Quilombo de Palmares situava-se na Serra da Barriga, na antiga Capitania de Pernambuco (hoje integra o município de União dos Palmares, no estado de Alagoas), por volta do ano de 1597.

O Quilombo dos Palmares foi formado por escravos que tinham fugido das lavouras de cana-de-açúcar existentes em Pernambuco.

As fugas e a formação de quilombos foram duas das práticas de resistência mais utilizadas pelos africanos escravizados no Brasil. A destruição desse quilombo foi efetuada por um grupo de bandeirantes liderado por Domingos Jorge Velho.

A liderança de Zumbi no Quilombo dos Palmares e sua resistência contra a escravização fizeram dele um grande símbolo da luta dos negros contra a escravidão no Brasil.

Ele se transformou nesse ícone de resistência a partir da década de 1970, quando detalhes de sua morte foram descobertos e quando os movimentos sociais retomaram a sua força no Brasil.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.