Apesar de comum, é uma prática perigosa
Nesta sexta-feira (05 de maio), é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Objetivo da data é promover a conscientização sobre o uso de fármacos por conta própria e alertar a população sobre os riscos que a ingestão inadequada de medicamentos pode acarretar à saúde.

O que você costuma fazer ao sentir dor ou mal estar no corpo? Mesmo sem prescrição médica, muitas pessoas não pensam duas vezes antes de ir à farmácia e comprar um medicamento na tentativa de aliviar o desconforto.
Apesar de comum, a automedicação é uma prática perigosa que oferece inúmeros problemas à saúde e pode, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), matar 10 milhões de pessoas por ano até 2050 em todo o mundo.
Além do risco de morte, uma pessoa que insiste em tomar remédio por conta própria fica suscetível a várias complicações. Entre elas, reações alérgicas, intoxicação e até mesmo dependência.
De acordo com especialistas, a automedicação também pode, depender do caso, agravar um quadro de saúde.
O uso irracional de medicamentos pode ocasionar o agravamento de uma doença, uma vez que sua utilização indevida faz com que determinados sintomas desapareçam. Dessa forma, a pessoa não vai saber qual problema de fato tem e, com isso, não vai tratá-lo de maneira correta.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





